Como funciona a blefaroplastia no verão

Como funciona a blefaroplastia no verão

A blefaroplastia no verão funciona como em qualquer outra época do ano. Contudo, há algumas considerações importantes a respeito de realizar a cirurgia entre os meses de dezembro e março.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, o período de férias é sempre o momento mais tranquilo para realizar a blefaroplastia e, normalmente, o mais procurado pelos pacientes.

“Embora a recuperação seja relativamente tranquila, a melhora dos roxinhos e do inchaço pode demorar de 15 a 30 dias. Muitas pessoas optam pelos meses de férias, ou seja, julho, dezembro e janeiro, para voltar às atividades com mais tranquilidade em relação à aparência”.

Blefaroplastia no verão: quais são as restrições no pós-cirúrgico?

As principais restrições do pós-operatório da blefaroplastia no verão são a prática de atividades aquáticas e os banhos de sol, que ficam proibidos durante 30 e 90 dias, respectivamente.

Nem todo mundo tem ciência de que os raios solares podem escurecer as cicatrizes e a pele ao redor das incisões da blefaroplastia.

“As pessoas com tom de pele mais claro precisam redobrar os cuidados ao se expor ao sol. Isto porque a pele mais clara tem menos produção da melanina, pigmento que dá cor à pele. Por este motivo, a exposição aos raios do sol pode causar queimaduras no local das incisões. Outra consequência é a piora do inchaço, uma vez que o calor leva à vasodilatação”, alerta Dra. Tatiana

Os esportes aquáticos, banhos de piscina, mar, rio ou cachoeiras, também ficam suspensos durante o primeiro mês após a blefaroplastia. O motivo é que o corte pode infeccionar devido à presença de micro-organismos na água.

Planeje a sua blefaroplastia, seja no verão ou em qualquer outra época do ano

Em resumo, a recuperação da blefaroplastia no verão pode restringir um pouco as atividades de lazer. Todavia, o mais importante é realizar um planejamento para que o pós-operatório seja tranquilo e que o paciente tenha ciência das restrições de operar no verão.

O lado positivo de se submeter à blefaroplastia no verão é aproveitar as férias e o recesso para se recuperar de forma mais tranquila e retornar às atividades profissionais e sociais com a aparência mais próxima do normal.

Se você vai fazer a blefaroplastia no verão, veja algumas dicas importantes para seu pós-operatório:

  • Para sair ao ar livre para ir à padaria, passear com o cachorro ou fazer uma caminhada, por exemplo, é imprescindível usar óculos com lentes UVA/UVB, além de um chapéu que cubra, ao máximo, a região das pálpebras. Lembre-se também de usar protetor solar nas pálpebras inferiores.

  • Siga a recomendação do seu oculoplasta em relação às atividades aquáticas! Não se arrisque a pegar uma infecção no corte da cirurgia, pois isto pode afetar não só a cicatrização, como o resultado da blefaroplastia

  • Como o calor piorar o inchaço, procure ficar em ambientes climatizados e realize compressas frias nos olhos ao longo do dia

Enfim, a blefaroplastia demanda um planejamento e tem restrições na recuperação. Portanto, fale com seu oftalmologista para escolher a melhor época para operar suas pálpebras.

 

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

 

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image