Cirurgia de calázio: como é feita e como é a recuperação

Cirurgia de calázio: como é feita e como é a recuperação

A cirurgia de calázio é feita por meio de pequenos cortes por dentro da pálpebra para remover o nódulo. Como as incisões são realizadas na parte interna das pálpebras, a cirurgia não deixa cicatrizes aparentes.

Trata-se de um procedimento simples e com recuperação tranquila, o que permite ao paciente retomar suas atividades de rotina em pouco tempo.

Calázio é uma lesão benigna

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, o calázio é consequência da obstrução das glândulas sebáceas das pálpebras. “Estas estruturas, chamadas de glândulas de Meibômio, produzem o meibum, uma substância lipídica que compõem o filme lacrimal e é essencial para a saúde da superfície ocular. Em algumas pessoas, ocorre uma obstrução destas glândulas levando a uma reação inflamatória que resulta na formação de um calázio”.

O nódulo se forma na parte interna das pálpebras, deixando a pele vermelha, mais quente e inchada. O calázio não costuma doer, embora alguns pacientes podem relatar uma sensação de desconforto.

Cirurgia de calázio é reservada para casos que não respondem ao tratamento clínico

Na maior parte dos casos, o calázio costuma desaparece sozinho. Ou seja, é uma doença autolimitada que melhora em questão de dias ou semanas.

“Por outro lado, há pacientes que não respondem ao tratamento clínico, pois o calázio se torna uma lesão crônica. Desta forma, a cirurgia de calázio fica reserva para os casos em que o nódulo não desaparece ao longo do tempo”, esclarece Dra. Tatiana.

Como é feita a cirurgia de calázio

A cirurgia de calázio é feita em um centro cirúrgico, seja de clínicas ou de hospitais. O paciente recebe uma sedação leve para relaxar durante o procedimento. A anestesia é local, aplicada em forma de colírios. Vale lembrar que o paciente precisa de um acompanhante para retornar para casa após a cirurgia.

A duração da cirurgia de calázio é de 20 a 30 minutos. Após a remoção do nódulo, o oftalmologista coloca um tampão com um curativo no olho e envia o calázio para investigar a origem do tecido. Isto porque, mesmo que raramente, a lesão pode ser um tipo de câncer que se assemelha ao calázio.

Depois da cirurgia, o paciente fica em observação por cerca de 2 horas e é liberado para ir para casa. O curativo deve ser removido no mesmo dia de acordo com a orientação do oftalmologista.

Como fica a aparência das pálpebras depois da cirurgia de calázio?

A região ao redor de onde o calázio foi removido pode ficar inchada e com hematomas. Há também presença de secreções nos dias seguintes à cirurgia. Todas estas manifestações são normais e esperadas.

“A visão pode ficar embaçada nos primeiros dias por causa das pomadas e colírios para prevenir infecções e para diminuir a inflamação. Em geral, a recuperação da cirurgia de calázio ocorre ao longo de 15 dias e, na maioria dos casos, costuma ser tranquila”, finaliza Dra. Tatiana.

Principais recomendações depois da cirurgia de calázio

Repouso

O repouso nos dois primeiros dias após a cirurgia é muito importante. Mas é um repouso relativo, ou seja, é preciso desacelerar um pouco. Após 7 dias do procedimento, é possível retomar atividades como trabalhar, estudar, fazer serviços leves em casa.

Por outro lado, esportes como corrida, boxe, lutas e atividades aquáticas ficam proibidas até a alta médica.

Lentes de contato

Para quem usa lentes de contato, a recomendação é esperar de 3 a 4 dias para retomar o uso. Nesse período, o ideal é usar óculos. As lentes aumentam o risco de infecção.

Maquiagem

A recomendação é esperar de 5 dias para usar maquiagem na região dos olhos. Já os corretivos podem ser usados desde o primeiro dia para disfarçar os hematomas.

Lavagem dos cabelos

Como o inchaço pode afetar o fechamento das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos e causar irritação. Além disso, a temperatura da água precisa ser amena para prevenir o risco de sangramento nas primeiras 48 horas.

Por fim, assim que o paciente se sentir seguro, pode voltar a guiar automóveis. A restrição de dirigir está relacionada ao embaçamento visual causado pelas pomadas e colírios usados nos primeiros dias após a cirurgia.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista cirurgia plástica ocular e em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza a cirurgia de calázio, bem como tratamento do calázio com luz intensa pulsada.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image