Como lidar com a ansiedade após a blefaroplastia

Como lidar com a ansiedade após a blefaroplastia

A ansiedade após a blefaroplastia é uma situação comum entre os pacientes que se submetem à cirurgia. Um dos principais motivos é a preocupação com o resultado, bem como com a melhora do inchaço e dos roxinhos.

Na verdade, ficar mais ansioso na fase pós-operatória é uma reação natural, quase sempre relacionada à expectativa do que está por vir. Por outro lado, o estado ansioso pode evoluir e prejudicar a recuperação.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, um dos primeiros passos para prevenir que a ansiedade prejudique a recuperação é esclarecer todas as dúvidas sobre o pós-operatório antes da blefaroplastia. “O paciente precisa ser informado sobre o processo de cicatrização, os cuidados que ele precisa adotar nos primeiros dias e quando será possível avaliar o resultado”.

As manifestações como inchaço e roxinhos, por exemplo, costumam deixar o paciente apreensivo e angustiado, aumentado o estado ansioso. Por isto, é crucial estar ciente de todos estes fatores associados ao pós-cirúrgico. “Vale ressaltar que a ansiedade e o estresse reduzem a imunidade e isto pode até mesmo atrasar o processo de cicatrização, por exemplo”, aponta Dra. Tatiana.

Dicas para lidar com a ansiedade após a blefaroplastia

Confira algumas dicas para lidar melhor com os sentimentos ansiosos e as expectativas no pós-operatório da blefaroplastia.

Prepare-se para a fase de recuperação

A decisão em passar por uma cirurgia plástica envolve, também, preparar-se para o pós-operatório. Nesta fase é importante se planejar para tirar uns dias de férias do trabalho ou dos estudos para realizar o repouso de forma mais tranquila.

Outro aspecto é contar com ajuda de outras pessoas para as tarefas do dia a dia, como cozinhar, cuidar da casa, fazer mercado, levar e buscar as crianças na escola, passear com o cachorro etc.

No pós-operatório, as atividades que induzem ao relaxamento do corpo e da mente são bem-vindas, como ouvir música, meditar, ler etc.

Aposte nas compressas frias

A recuperação da blefaroplastia costuma ser relativamente tranquila. O que mais incomoda os pacientes são o inchaço e os roxinhos, algo totalmente esperado após a cirurgia.

Uma das principais dicas para melhorar estas manifestações é realizar compressas frias ao longo do dia.

O uso de corretivos para disfarçar os roxinhos é uma ótima ideia e está liberado desde o primeiro dia do pós-cirúrgico.

Invista na fisioterapia

A fisioterapia dermatofuncional é um recurso valioso no pós-operatório da blefaroplastia. Isto porque as técnicas usadas combatem o inchaço e os roxinhos, justamente as duas manifestações que mais preocupam os pacientes. Também ajuda na recuperação funcional dos tecidos, o que pode acelerar o processo de cicatrização.

Para além disto, o fisioterapeuta costuma acompanhar o paciente em seu dia a dia, tirando dúvidas e oferecendo orientações ao longo do processo de recuperação.

Lidar com a ansiedade após a blefaroplastia é possível!

Como você viu, há muitos recursos para ajudar o paciente a lidar com a ansiedade após a blefaroplastia. Converse com seu médico e busque se planejar para que a recuperação seja tranquila.

“A fisioterapia no pós-operatório tem se mostrado um dos recursos mais importantes para que os pacientes possam lidar com a ansiedade após a blefaroplastia. Para além disto, conseguimos ver a melhora funcional mais acelerada, como redução do inchaço e dos roxinhos em menos tempo”, finaliza Dra. Tatiana.    

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista cirurgia plástica ocular e em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza a cirurgia de calázio, bem como tratamento do calázio com luz intensa pulsada.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image