Sinais de envelhecimento ao redor dos olhos

Sinais de envelhecimento ao redor dos olhos

Os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos podem surgir a partir dos 30 anos ou antes. O processo natural de envelhecimento é inevitável, ou seja, todo mundo envelhece. A diferença é que o processo de envelhecer é diferente de pessoa para pessoa. Entre os fatores que impactam no envelhecimento estão a genética, hábitos e estilo de vida, doenças e cuidados com a pele.

Os primeiros sinais de envelhecimento costumam aparecer ao redor dos olhos, na região periocular. Com a ajuda da oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em cirurgia plástica ocular, vamos listar os principais sinais de envelhecimento ao redor dos olhos.

Sinais de Envelhecimento ao Redor dos Olhos – O que você precisa saber

1- Linhas finas e rugas no canto externo dos olhos

As linhas finas e rugas nos cantos externos dos olhos, mais conhecidas como “pés de galinha”, são alguns dos sinais mais comuns de envelhecimento na região periocular. Essas linhas podem aparecer devido à perda de colágeno e elastina na pele, a expressões faciais repetitivas, ao tabagismo, à exposição solar e à falta de hidratação na área. 

Inicialmente, essas rugas são dinâmicas, ou seja, só aparecem quando sorrimos, piscamos, apertamos os olhos. Contudo, sem tratamento, os pés de galinha podem se tornar rugas permanentes.

2- Bolsas embaixo dos olhos (puff eyes)

Na medida em que envelhecemos, os músculos enfraquecem, os ossos perdem volume a flacidez da pele aumenta. A partir destas mudanças, a gordura acaba “escapando” do lugar e forma bolsas embaixo dos olhos. Estas bolsinhas também podem piorar devido a doenças nos rins ou na tireoide, retenção de líquidos, excesso de consumo de álcool e tabagismo.

3- Piora das olheiras

As olheiras podem ser causadas por vários fatores, incluindo genética, falta de sono, desidratação e exposição ao sol. Eles podem se tornar mais perceptíveis na medida em que envelhecemos, devido ao enfraquecimento da pele e à perda de gordura sob os olhos.

4- Excesso de pele na pálpebra superior

Um dos principais sinais de que há excesso de pele nas pálpebras superiores é a dificuldade de usar delineadores ou maquiar esta área. A pele das pálpebras é a mais fina do corpo humano, por isso costuma ser mais afetada pela falta de colágeno e elastina, ficando mais flácida.

5- Queda do supercílio

Outro sinal de envelhecimento na região periocular é a queda da cauda da sobrancelha, chamada de supercílio. A região temporal, que abriga as sobrancelhas, perde gordura, apresenta retração óssea, além de atrofia e afinamento dos músculos. O resultado é o afundamento da região da testa que acarreta a queda do supercílio, ou seja, da cauda da sobrancelha.

6- Manchas ao redor dos olhos

As manchas escuras na pele das pálpebras podem se formar devido à exposição solar, o que desencadeia a produção de pigmento como uma resposta defensiva e protetora. Essas manchas podem ser mais visíveis ao redor dos olhos, pois a pele fica mais fina e translúcida nessa área.

Perda do volume facial também impacta nos sinais de envelhecimento ao redor dos olhos

A flacidez é um fator importante quando se fala de envelhecimento. Contudo, no rosto o envelhecimento causa um outro efeito: a perda do volume facial. Isto ocorro devido ao reposicionamento e à redução da gordura no rosto e remodelamento ósseo.

“Nas faces mais envelhecidas, essas estruturas vão ficando mais achatadas e côncavas, devido a perda do volume do osso zigomático, responsável por dar a concavidade ao rosto. Além disto,

no rosto jovem as áreas convexas refletem a luz e no rosto envelhecido as áreas côncavas criam sombras. Esse entendimento da perda do volume facial foi fundamental para desenvolver técnicas de rejuvenescimento facial que contemplam não só a melhora da flacidez, como também do volume e contorno facial”, explica Dra. Tatiana. 

O que fazer para combater os sinais do envelhecimento ao redor dos olhos?

Com o passar dos anos, a medicina estética evoluiu muito e, com isso, hoje as pessoas contam com recursos e informações para retardar o envelhecimento. Estes recursos envolvem mudanças no estilo de vida, cuidados com a pele, uso de dermocosméticos, procedimentos a laser e, claro, cirurgias plásticas como a blefaroplastia.

“A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo. O foco é remover o excesso de pele das pálpebras, bem como as bolsas de gordura. O resultado da blefaroplastia é um olhar mais aberto, sem aquela aparência de cansaço ou tristeza. Para complementar a rejuvenescimento facial, podemos usar laser, preenchimento e toxina botulínica”, finaliza Dra. Tatiana.

Normalmente, a indicação da blefaroplastia é para pessoas com mais de 35 anos ou ainda para àquelas que apresentam, mesmo mais cedo, excesso de pele e bolsas nas pálpebras.

Estilo de vida também conta no surgimento dos sinais de envelhecimento ao redor dos olhos

Vale reforçar que quanto mais a pessoa se cuidar, mais tarde os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos vão aparecer. Veja algumas dicas:

  • Use protetor solar próprio para região facial ou palpebral nas pálpebras inferiores e use óculos de sol com lentes UV para proteger as pálpebras inferiores e, claro, o globo ocular dos efeitos nocivos do sol
  • Use hidrantes e produtos com vitamina C e outras substâncias que ajudam a manter a pele saudável
  • Beba água, a hidratação de dentro para fora também é importante para a pele
  • Invista na toxina botulínica quando a ruga ainda é dinâmica (aquela que aparece de acordo com os movimentos faciais)
  • Tenha uma rotina de sono saudável
  • Não fume
  • Controle o consumo de álcool

    A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

    O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

    Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423
Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image