Luz Intensa Pulsada para doenças oculares

Luz Intensa Pulsada para doenças oculares

A luz intensa pulsada para doenças oculares é relativamente recente. Porém, não se trata de uma tecnologia nova, já que desde os anos 90 é utilizada para tratar algumas doenças dermatológicas.

Hoje, vamos falar tudo que você precisa saber sobre a Luz Intensa Pulsada e como ela funciona no tratamento de doenças oftalmológicas, como olho seco, meibomite, blefarite, calázio e terçol de repetição.

O que é Luz Intensa Pulsada?

A luz intensa pulsada, ou Intensed Pulsed Light (IPL), é uma tecnologia que usa a energia como princípio de sua ação. O aparelho da IPL emite uma energia luminosa que se transforma em calor (energia térmica) no momento da aplicação.

A IPL é fruto da aplicação de raios laser na medicina. O laser é um feixe contínuo de luz que pode ser mais ou menos agressivo, dependendo da sua finalidade.

A IPL é considerada um tratamento não ablativo. Em outras palavras, a energia emitida pelo aparelho não remove camadas da pele. Quando a luz intensa pulsada é aplicada, atinge apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele.

Como a IPL passou a ser indicada para tratar doenças oculares?

A luz intensa pulsadaé utilizada na dermatologia há muitos anos, para o tratamento de várias doenças da pele, como acne, rosácea, pequenos vasos sanguíneos dilatados, entre outros.  

Ao longo dos anos, alguns médicos que usavam a IPL em pacientes com doenças dermatológicas, notaram que a terapia aliviava também sintomas de problemas oculares, como o olho seco, em pacientes que possuíam este diagnóstico.

A partir desta observação, alguns especialistas iniciaram estudos para comprovar, por meio de evidências científicas, a efetividade da luz intensa pulsada para doenças relacionadas à disfunção das glândulas meibomianas, como olho seco, blefarite e meibomite.

Um desses estudos, publicado em 2019 no Journal of Ophatalmology, apontou uma melhora significativa dos sintomas do olho seco, meibomite e blefarite, em apenas três sessões de luz pulsada. Além disso, não houve efeito adverso e recorrência das crises no grupo que recebeu o tratamento. 

Outros estudos avaliaram a eficácia da IPL, que também se mostrou também um excelente tratamento para doenças como terçol e calázio de repetição.

Desde então, o tratamento de doenças oculares com a IPL foi aprovado pelos principais órgãos de regulação da área de saúde em todo o mundo. No Brasil, a IPL para doenças oculares também é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quais doenças oculares podem ser tratadas com a IPL?

Hoje, a IPL pode ser usada no tratamento do olho seco, blefarite, meibomite, terçol e calázio de repetição. Vamos agora falar um pouco mais sobre estas condições.

A disfunção das glândulas meibomianas, que produzem a parte gordurosa do filme lacrimal, está diretamente associada ao olho seco, à blefarite e à meibomite.

A disfunção causa inflamação crônica, obstrução dos ductos por onde o sebo é secretado e redução em sua produção. Isto, por sua vez, afeta a qualidade do filme lacrimal, que sem a parte lipídica, evapora com muita rapidez, acarretando os sintomas do olho seco.

Outra consequência é o desenvolvimento da blefarite, que é a inflamação crônica das margens palpebrais.

Muitos pacientes também apresentam infestação de ácaros que se alimentam do sebo e de restos da pele. Quando eles morrem, liberam toxinas e bactérias que podem agravar os sintomas e reduzir a eficácia de tratamentos clínicos.

Como a IPL funciona no tratamento de doenças oculares

Como já falamos, a luz intensa pulsada é uma energia luminosa. Na hora da aplicação, essa luz se transforma em calor (energia térmica). O calor vai permitir a coagulação e ablação (cauterização) dos capilares, que são vasos sanguíneos muito pequenos, associados à inflamação.

Outro efeito importante da IPL é a redução dos ácaros e bactérias envolvidos na blefarite e na meibonite, como os ácaros Demodex e a bactéria Bacillus oleronius. Estes micro-organismos liberam substâncias que pioram o estado inflamatório.

Por fim, o efeito térmico da luz intensa pulsada ajuda a amolecer o sebo acumulado nas glândulas sebáceas. Após a aplicação, o oftalmologista faz a expressão destas glândulas para remover toda a secreção acumulada. Isto permite a normalização da produção e secreção do sebo, que resulta na melhora da qualidade do filme lacrimal.

A expressão das glândulas lembra a remoção de uma espinha ou acne, o médico, literalmente, espreme as glândulas de Meibômio para tirar todo o sebo acumulado.

Como é a aplicação da luz intensa pulsada para doenças oculares?

A aplicação da IPL é muito segura e feita em consultório. O paciente é colocado em uma cadeira, com os olhos protegidos e inicia-se a aplicação. Logo após, o médico faz a expressão das glândulas para remover a secreção acumulada e desobstruir os ductos.

As sessões são feitas com intervalos de 15 dias e são recomendadas de 3 a 4 sessões. Os sintomas melhoram já nos primeiros dias após o tratamento, entrando em remissão por até 3 anos, dependendo da severidade do quadro. Recomenda-se ainda uma sessão anual para manutenção do tratamento.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. Além disto, realiza em sua clínica o tratamento de doenças oftalmológicas com a Luz Intensa Pulsada.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image