Infestação de ácaros e calázio de repetição – O que você precisa saber

Infestação de ácaros e calázio de repetição – O que você precisa saber

Infestação de ácaros Demodex está associada ao calázio de repetição, aponta estudo

A infestação de ácaros Demodex está diretamente ligada ao calázio de repetição. A correlação é direta, alta e estatisticamente significativa. Esta foi a conclusão de um recente estudo, publicado nos Archivos de la Sociedad Espanola de Oftalmologia. Dentre os pacientes que participaram do estudo, metade apresentou infestação pelo Demodex brevis e 91,7% pelo Demodex folliculorum.

Os resultados deste estudo são relevantes para direcionar o tratamento. Isto porque o controle da infestação destes ácaros é crucial para prevenir o calázio de repetição.

Infestação de ácaros Demodex: o que você precisa saber

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, todas as pessoas, mesmo sem saber, convivem com estes seres microscópicos. “Existem duas espécies destes ácaros. O Demodex folliculorum vive nos folículos dos cílios e o Demodex brevis costuma habitar as glândulas sebáceas das pálpebras. Praticamente todas as pessoas carregam estes inquilinos na região palpebral, mas em pequena quantidade eles são inofensivos”.

“Os ácaros Demodex se alimentam do sebo, queratina e restos da descamação da pele na região das pálpebras. Quando eles morrem, liberam substâncias e bactérias que podem causar ou agravar inflamações e irritações. É muito frequente detectarmos uma alta quantidade de Demodex em pacientes com blefarite, inflamação crônica que atinge as pálpebras, bem como nos casos de meibomite, inflamação das glândulas sebáceas palpebrais”, explica a especialista.

Como os Demodex se alimentam de sebo, por exemplo, pessoas com peles muito oleosas ou ainda àquelas com dermatite seborreica podem apresentar infestação destes ácaros. Eles também são comuns em pessoas com rosácea.

Infestação de ácaros e calázio: qual a relação?

“O calázio é uma das doenças oculares mais comuns em adultos, mas também pode afetar crianças. Trata-se de uma inflamação estéril, ou seja, não há sinais de infecção. A primeira manifestação é o surgimento de uma bolinha na parte interna da pálpebra. Este nódulo se forma a partir da obstrução das glândulas sebáceas das pálpebras. Como o sebo que não é secretado, se acumula nos ductos e forma o calázio”, diz Dra. Tatiana.

“A reação inflamatória pode ser agravada quando há uma infestação de ácaros Demodex, como já dissemos. Portanto, em muitos casos o paciente apresenta o calázio de repetição sem imaginar que a recorrência pode estar associada à presença destes micro-organismos”, adiciona a médica.  

Luz intensa pulsada elimina infestação de ácaros Demodex e reduz recorrência do calázio de repetição

A boa notícia é que um estudo publicado no periódico científico Frontier in Medicine apontou que a luz intensa pulsada é capaz de eliminar a infestação de ácaros Demodex, bem como normaliza o funcionamento das glândulas sebáceas das pálpebras e reduz os fatores inflamatórios envolvidos na blefarite e na meibomite.

O estudo, contudo, deixou claro que é a associação entre a aplicação da luz intensa pulsada com a extração manual do sebo acumulado nas glândulas que assegura a eficácia do tratamento.

“Hoje o uso da luz pulsada na prática clínica corrobora os achados científicos, ou seja, vemos claramente a melhora dos sintomas em longo prazo. Além disto, é um tratamento relativamente simples, que pode ser feito no consultório, sem necessidade de repouso ou qualquer outro cuidado especial após a aplicação”, finaliza Dra. Tatiana.

Luz Intensa Pulsada – Como funciona

O tratamento do calázio de repetição com a luz intensa pulsada é feito por meio de 3 sessões, com intervalo de 15 dias entre cada uma. O controle das crises, com remissão dos sintomas, pode durar até 3 anos. Recomenda-se, contudo, uma sessão de manutenção anualmente.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e trata a blefarite, entre outras doenças oculares, com a luz intensa pulsada em seu consultório.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image