Como a luz intensa pulsada trata a meibomite

Como a luz intensa pulsada trata a meibomite

A luz intensa pulsada trata a meibomite, inflamação crônica que atinge as glândulas sebáceas das pálpebras. O tratamento também é eficaz no combate aos sintomas de outras doenças relacionadas à disfunção das glândulas de Meibômio, como olho seco e blefarite.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e anexos palpebrais, o tratamento com luz intensa pulsada para a meibomite é, atualmente, um dos principais recursos da oftalmologia para aliviar os sintomas e prevenir as crises da doença.

“Antes da luz pulsada, o tratamento da meibomite era feito clinicamente, com uso de pomadas, colírios e medicamentos. Infelizmente, os resultados eram insatisfatórios, pois não melhoravam os sintomas e nem livravam os pacientes das crises recorrentes da condição”.

“Para além disto, muitos pacientes desenvolviam terçol e calázio de repetição devido à obstrução das glândulas sebáceas das pálpebras, ocasionados pela meibomite. Por todos estes motivos, a luz intensa pulsada trata a meibomite e todas as condições relacionadas à disfunção das glândulas meibomianas”, afirma Dra. Tatiana.  

Como a luz pulsada trata a meibomite

A IRPL® (Intense Regulated Pulsed Light), popularmente chamada de luz intensa pulsada, é uma tecnologia que usa a luz como o princípio do tratamento. A energia emitida é transformada em calor.

“Esta energia térmica age em várias frentes: amolece a secreção acumulada; reduz os fatores inflamatórios; e elimina a infestação de ácaros Demodex, condição muito comum na meibomite e nas demais doenças da superfície ocular”, explica Dra. Tatiana.

O tratamento é feito em três sessões, com intervalo de 15 dias entre elas. A aplicação é tranquila e indolor. Normalmente, é realizada em clínicas e consultórios oftalmológicos. Vale reforçar que o aparelho usado para as doenças oculares é diferente daquele voltado para fins estéticos.

A aplicação deve ser feita pelo médico oftalmologista. O paciente é preparado e colocado numa maca ou cadeira própria para o procedimento. O uso de óculos de proteção para os olhos é mandatório durante a sessão, que dura alguns minutos.

“Depois da aplicação da luz intensa pulsada, o oftalmologista precisa remover manualmente as secreções acumuladas nas glândulas de Meibômio. Esta etapa é crucial para a melhora dos sintomas da meibomite e remissão das crises”, reforça Dra. Tatiana.  

Portanto, como vimos, a luz intensa pulsada trata a meibomite e as demais doenças decorrentes da disfunção das glândulas sebáceas das pálpebras, como a blefarite, olho seco, calázio e terçol de repetição.

Estudos compravam: luz intensa pulsada trata a meibomite em longo prazo

De acordo com um estudo publicado no Journal of Ophthalmology, a luz pulsada é segura e eficaz para reduzir a inflamação nas glândulas palpebrais, bem como reduz a frequência das crises e leva à remissão dos sintomas em longo prazo.

Quanto custa fazer a aplicação da luz intensa pulsada que trata a meibomite?

Os valores do tratamento com a luz pulsada podem variar. Dessa forma, apenas o oftalmologista pode passar essas informações, durante a consulta e após a avaliação das necessidades do paciente.

Onde encontrar esse tratamento?

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e trata a meibomite com a luz intensa pulsada em seu consultório.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image