O que é terçol de repetição e como tratar

O que é terçol de repetição e como tratar

O terçol de repetição se caracteriza por crises constantes desta infecção ocular. O terçol é uma das condições oculares mais comuns na população em geral, ou seja, todo mundo teve ou terá pelo menos um terçol ao longo da vida.

Terçol de repetição está relacionado à disfunção das glândulas sebáceas palpebrais

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e anexos palpebrais, o terçol de repetição, na maioria das vezes, o terçol de repetição está associado ao mau funcionamento das glândulas sebáceas das pálpebras. Entre os fatores de risco que podem alteração o funcionamento destas glândulas estão a meibomite, blefarite e olho seco.

Para além destes fatores, temos também doenças como dermatite seborreica, rosácea, reposição hormonal com testosterona e menopausa. 

Disfunção das glândulas sebáceas: o que você precisa saber

“Temos inúmeras glândulas sebáceas no corpo, com importantes funções. Nos olhos, temos as glândulas de Meibômio que produzem o sebo que integra o filme lacrimal. A lágrima possui três camadas, sendo uma delas a lipídica. Esta camada oleosa é essencial para nutrir a superfície ocular e para manter os olhos lubrificados”, explica Dra. Tatiana.  

Já as glândulas de Zeis secretam uma substância oleosa com propriedades antissépticas, que ajuda a impedir o crescimento das bactérias.

“Ao longo da vida e de acordo com a presença de fatores de risco já mencionados, estas glândulas podem sofrer alterações, como a redução da produção do sebo ou ainda a obstrução dos ductos. A partir destas mudanças, podem surgir problemas como o terçol e o calázio”, adiciona a médica. 

Bolinha vermelha que parece uma espinha, mas não é!

O terçol se forma na margem das pálpebras. Os primeiros sintomas são coceira, seguida de vermelhidão e a formação de uma bolinha vermelha.

“A região fica vermelha, quente e dolorida. Com o passar dos dias, se forma pus no terçol que fica parecido com uma espinha, mas não é. Esta característica do terçol leva algumas pessoas a espremerem na tentativa de tirar o pus, mas isto é totalmente contraindicado”, alerta a médica.

Um episódio de terçol isolado se resolve de forma espontânea ao longo de alguns dias, sem necessidade de tratamentos medicamentosos. O que mais ajuda num terçol esporádico é fazer compressas mornas ao longo do dia para amolecer a secreção.

Por outro lado, quando a pessoa apresenta o terçol de repetição, a conduta é diferente. O primeiro passo é procurar um oftalmologista para uma avaliação completa. Nesta consulta, o médico consegue identificar a presença dos fatores de risco, entre outras informações. Isto é fundamental para planejar o tratamento. 

Terçol de repetição pode ser tratado com luz intensa pulsada

Atualmente, a luz intensa pulsada é um dos tratamentos mais eficazes para controlar as crises recorrentes de terçol. “O tratamento clínico não produz resultados em longo prazo, porque não trata a causa, apenas os sintomas. Já a luz pulsada age diretamente na disfunção das glândulas sebáceas e isto ajuda na normalização da função destas estruturas”, reforça Dra. Tatiana.

Como funciona o tratamento do terçol de repetição com a luz pulsada?

A luz intensa pulsada é uma energia térmica que quando aplicada amolece as substâncias acumuladas nos ductos das glândulas sebáceas palpebrais. Além disto, também reduz a inflamação e a presença de bactérias e ácaros, típicos de doenças das glândulas meibomianas.

Vale ressaltar que após a aplicação da luz intensa pulsada, o oftalmologista realiza a “ordenha” para remover a secreção acumulada nos ductos das glândulas sebáceas. Esta etapa é imprescindível para o sucesso do tratamento.

Mudança de hábitos também é importante para melhorar o terçol de repetição

O uso de hormônios, como a testosterona, aumenta o risco de desenvolver o terçol e outras doenças relacionadas às glândulas sebáceas.

“Desta forma, se a pessoa tem terçol de repetição, deve suspender o uso. Já quem tem dermatite atópica, blefarite e olho seco, deve realizar a higiene das pálpebras diariamente para prevenir o aumento dos ácaros Demodex e de bactérias presentes na flora da pele da região da face e dos olhos”, conclui Dra. Tatiana. 

Como é feito o tratamento com a luz pulsada?

  • Cada sessão dura em torno de 3 a 5 minutos
  • É indolor, feito sem sedação
  • Não é necessário repouso, nem cuidados especiais
  • Resultados imediatos e cumulativos
  • O tratamento completo é feito em 3 sessões, com intervalo de 15 dias entre eles
  • Uma sessão de manutenção deve ser feita anualmente

Onde encontrar esse tratamento?

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e trata o terçol recorrente com a luz intensa pulsada em seu consultório.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image