Cirurgia plástica nas pálpebras: tudo que você precisa saber

Cirurgia plástica nas pálpebras: tudo que você precisa saber

A cirurgia plástica nas pálpebras é mais conhecida como blefaroplastia. Trata-se de um procedimento estético cujo principal objetivo é o rejuvenescimento da região periorbital (ao redor dos olhos).

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especializada em cirurgia plástica ocular, ao longo dos anos a pele das pálpebras perde a elasticidade e fica flácida. “Há também depósito de gordura nas pálpebras inferiores, criando bolsas embaixo dos olhos. Isto é resultado do processo natural do envelhecimento. A região ocular fica com um aspecto de cansaço, noites mal dormidas ou ainda de tristeza”.

Quando pensar na cirurgia plástica nas pálpebras?

A partir dos 35 anos é possível recorrer à blefaroplastia para remover o excesso de pele nas pálpebras e/ou as bolsas de gordura embaixo dos olhos. “A indicação da cirurgia deve ser cautelosa. Quando a sobra não é tão acentuada, a recomendação é aguardar um pouco mais e buscar outros tratamentos para melhorar a aparência das pálpebras”, afirma Dra. Tatiana.

Cirurgia plástica nas pálpebras pode remover pele e bolsas de gordura

A blefaroplastia pode ser feita nas pálpebras superiores e nas inferiores. Além de remover o excesso de pele, é possível retirar as bolsas de gordura que se formam embaixo dos olhos. Tudo isso na mesma cirurgia.

Um dos benefícios mais interessantes da blefaroplastia é que a cicatriz é imperceptível, pois fica disfarçada no sulco natural das pálpebras. Já as bolsas de gordura podem ser removidas por meio da técnica chamada de transconjuntival.

“Esta técnica permite remover as bolsas de gordura da órbita sem agredir a pele, músculos orbiculares e o septo orbital. A incisão é feita por dentro da pálpebra inferior. Porém, a indicação da transconjuntival é para pessoas com menos sobra de pele”, aponta a especialista.

Existe contraindicação?

Qualquer cirurgia apresenta riscos. Entretanto, a blefaroplastia é uma cirurgia de baixo risco. Uma das principais contraindicações são pessoas que tomam anticoagulantes e que não possam suspender a medicação para realizar a cirurgia. Ainda assim, para fazer a blefaroplastia é preciso passar por exames pré-operatórios e avaliação de um cardiologista.

 Como funciona a cirurgia?

A cirurgia plástica nas pálpebras é feita com anestesia local e leve sedação, em centro cirúrgico. “O paciente passa em torno de 12 horas no hospital e é liberado para se recuperar em casa. O pós-operatório costuma ser muito tranquilo. A dor não costuma ser intensa e é descrita pelos pacientes como um desconforto que melhora com uso de analgésicos simples”, conta a médica.

Nos primeiros dias a região fica inchada e com hematomas, manifestações esperadas no pós-operatório.  “A visão pode ficar um pouco embaçada por causo do edema e do uso de pomadas. Com o passar dos dias, todos estes sintomas melhoram. Uma dica importante para melhorar o inchaço e os hematomas é fazer compressas frias várias vezes ao dia”, reforça Dra. Tatiana.

Cirurgia plástica nas pálpebras: Quanto tempo dura o repouso?

O repouso recomendado para quem passa pela blefaroplastia é de 7 dias. Nos dois primeiros dias após a cirurgia é preciso desacelerar. “O repouso é relativo, ou seja, a pessoa pode se levantar, tomar banho, caminhar dentro de casa etc. Mas deve se afastar de atividades que exijam esforço físico durante a recuperação. É como tirar o pé do acelerador e relaxar”, aponta a especialista.

Para facilitar o entendimento sobre o pós-operatório da cirurgia plástica nas pálpebras, elaboramos algumas dicas:

  • Evite atividades físicas intensas, como correr, praticar lutas, pular corda etc.
  • Natação ou atividades aquáticas só devem ser retomadas após 30 dias ou alta médica
  • Espere no mínimo 3 dias para conduzir automóveis para prevenir acidentes
  • Evite cozinhar nos primeiros dias após a cirurgia. Além da visão embaçada, os vapores e quentura prejudicam a recuperação
  • Enquanto houver hematoma aparente, não é permitido tomar sol. Além de evitar o banho de sol, você deve usar protetor solar na região dos olhos por cerca de 90 dias após a cirurgia.
  • Se você usa lentes de contato, deve providenciar óculos para substitui-las, por pelo menos 15 dias após a blefaroplastia ou de acordo com a recomendação médica.
  • As mulheres devem esperar pelo menos 15 dias para usar maquiagem na região dos olhos. Os produtos podem irritar a área e aumentar o risco de infecção. Mas os corretivos são bem-vindos a partir do primeiro dia da recuperação para disfarçar os hematomas.

Quanto tempo demora para perceber o resultado?

O processo de recuperação de uma cirurgia é bastante individual. De maneira geral, depois de uma semana é possível notar como está a aparência. Mas isso depende muito da melhora do inchaço e dos hematomas. O resultado definitivo ocorre após 6 meses da cirurgia.

“A blefaroplastia é uma cirurgia que se tornou muito popular no Brasil. Quando bem indicada pode trazer uma melhora considerável na aparência. Por outro lado, é preciso escolher bem o médico. O ideal é optar por fazer a cirurgia com um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. Este profissional tem profundo conhecimento da dinâmica palpebral e das necessidades de proteção do olho”, finaliza Dra. Tatiana.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image