Toxina botulínica trata todos os tipos de rugas?

Toxina botulínica trata todos os tipos de rugas?

A toxina botulínica, popularmente conhecida pela marca comercial “Botox”, trata as chamadas “rugas”. Entretanto, nem todos os tipos de rugas respondem ao tratamento.

Para entender melhor quais as rugas que podem ser tratadas com a toxina botulínica, vamos falar primeiro sobre o que são as rugas.

O que são rugas?

As rugas são resultado do processo natural do envelhecimento facial. Ao longo dos anos, ocorrem mudanças como a degeneração do colágeno e da elastina, substâncias essenciais para manter a pele firme. Além disso, há perda da massa muscular, óssea e de gordura.

Todos esses fatores resultam no surgimento de sulcos ou depressões na pele chamadas de rugas.

De acordo com a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em cirurgia plástica ocular, o processo do envelhecimento é muito mais prejudicial para a pele das pálpebras. “A pele ao redor dos olhos é a mais fina e delicada do corpo humano. Por isso, as primeiras marcas de que o tempo passou ocorrem na região palpebral, popularmente chamadas de pés de galinha”, explica.

Fatores de risco para as rugas

  • Processo natural do envelhecimento
  • Exposição ao sol sem protetor solar e óculos de sol
  • Falta de hidratação da pele
  • Predisposição genética
  • Peles mais brancas

Como a toxina botulínica trata das rugas?

Antes de falarmos como a toxina botulínica trata as rugas, precisamos explicar que as rugas tem duas classificações: estáticas e dinâmicas.

Em outras palavras isso quer dizer que temos rugas que surgem apenas com os movimentos musculares faciais e as rugas que são permanentes, ou seja, que não mudam de acordo com esses movimentos.

“As rugas dinâmicas são aquelas que ficam mais evidentes quando sorrimos, choramos, franzimos a testa, falamos etc. As rugas estáticas podem ser vistas sem qualquer movimento do rosto. Nesses casos, a pele ficou marcada de forma definitiva e numa camada mais profunda”, explica Dra. Tatiana.

Entretanto, é importante ressaltar que uma ruga dinâmica pode se tornar uma ruga estática. E é justamente aqui que entra o tratamento com a toxina botulínica. “O melhor momento para tratar uma ruga é quando ela é dinâmica. Quanto mais cedo isso ocorrer, menor é chance dessa ruga se tornar permanente”, reforça a médica.

Quais as rugas que a toxina botulínica trata?

A toxina botulínica trata rugas em geral. Na região da face, é possível amenizar a aparência das rugas periorbitais (pés de galinha), além de rugas no meio da testa, região dos lábios e na testa.

“A toxina botulínica suaviza as rugas e as marcas de expressão ao bloquear a contração muscular. Isso impede que a ruga apareça ou fique muito visível quando a pessoa se expressa.

Além disso, a toxina age de forma preventiva na área em que foi aplicada, já que a pele não irá sofrer movimentação devido à paralisia muscular (no período de duração da toxina)”, reforça a médica.

Duração dos efeitos da toxina botulínica

Apesar dos benefícios, os efeitos da toxina botulínica são passageiros e duram, em média, de 4 a 6 meses. Portanto, as aplicações precisam ser repetidas periodicamente.

Qual o melhor momento?

O melhor momento para realizar a aplicação da toxina botulínica é quando a ruga ainda é dinâmica. Mas cada pessoa envelhece de um jeito.

Há pessoas com 25 anos que já apresentam rugas e outras só vão desenvolver essas marcas de expressão após os 40. O mais importante é procurar um profissional qualificado para uma avaliação”, finaliza Dra. Tatiana.

Veja agora alguns cuidados que você deve tomar para aumentar a duração dos efeitos da aplicação da toxina botulínica.

  • Após a aplicação você não pode se deitar por aproximadamente 4 horas
  • Nas primeiras 24 horas não faça massagens e evite colocar ou passar a mão nos locais da aplicação
  • Atividades físicas intensas, como corridas e treinos de musculação também devem ser suspensos nas primeiras 24 horas
  • Evite usar produtos e cremes faciais com ácidos ou substâncias que podem causar irritação na pele
  • As pessoas muito expressivas e àquelas que fazem esportes, como musculação, devem se policiar. Os movimentos faciais excessivos podem reduzir a duração do efeito da toxina botulínica
  • Cigarro é outro fator que reduz o tempo de ação da substância
  • Cuidado com o excesso de açúcar, pois isso interfere na produção do colágeno

 

Marque sua consulta com a Dra. Tatiana Nahas, que é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

 

 

 

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image