Como é feita a blefaroplastia sem cortes? Como é a recuperação? Onde fazer?

Como é feita a blefaroplastia sem cortes? Como é a recuperação? Onde fazer?

Que tal entender como a blefaroplastia sem cortes é feita?

Antes de mais nada, é importante dizer que a blefaroplastia sem cortes não é uma cirurgia plástica. Trata-se do nome dado ao procedimento chamado de jett plasma, realizado nas pálpebras.

A blefaroplastia sem cortes também é chamada de blefaroplastia a laser. O procedimento é feito com um aparelho, no consultório do médico.

O principal objetivo da blefaroplastia sem cortes é melhorar a flacidez nas pálpebras causada pelo excesso de pele (dermatocaláze).

Após a aplicação do jett plasma, ocorre uma retração da pele das pálpebras que dá um efeito lifting na região palpebral.

Para você compreender a fundo a blefaroplastia sem cortes, é preciso conhecer melhor a tecnologia por trás do jett plasma.

Tudo sobre o Jett Plasma

Você lembra quais são os estados da matéria? Eles são o líquido, o sólido, o gasoso e existem mais dois: o plasma e o condensado de Bose-Einstein.

O jett plasma, como o próprio nome diz, usa a matéria no estado de plasma. Esse termo se refere ao estado em que as partículas estão muito energizadas e distantes umas das outras. Contudo, há uma alta energia cinética.

De uma forma simplificada, o jett plasma é um feixe de elétrons e íons que aplicado na pele leva a uma alteração da membrana celular que é estimulada a produzir colágeno e fibras elásticas.

O processo é chamado de fulguração, que pode ser traduzido com uma espécie de “queimadura na pele”.

Toda a área em que o jett plasma foi aplicado cria uma casquinha, como se fosse um machucado. Ao longo dos dias essa ferida cicatriza e, com isso, a pele fica tensionada dando a aparência de um lifting facial.

Vantagens da blefaroplastia sem cortes

 A blefaroplastia sem cortes pode ser realizada no consultório médico. Dessa maneira, a vantagem é que não precisa ser realizada em ambiente hospitalar.

Em geral, o paciente não sente nada no momento da aplicação, pois o médico usa uma pomada anestésica antes do procedimento. Por fim, na maioria dos casos basta uma sessão para alcançar o resultado proposto.

Como é a recuperação?

A recuperação é relativamente rápida. Caso a pessoa trabalhe de casa ou possa fazer home office na primeira semana, não há nenhuma contraindicação.

Logo após o jett plasma, a região das pálpebras ficará vermelhada e, possivelmente, inchada. Esses são sintomas comuns e esperados após o procedimento.

Outra consequência é a formação de crostas, como se fossem de machucados comuns. A partir do terceiro dia, essas crostas começam a se soltar. A partir disso, a pele se renova e fica mais tensionada.

Essa tensão é o que dá a aparência de “lifting” nas pálpebras. Após a primeira semana a aparência já melhora. Outro ponto é que o paciente não costuma sentir dor ou qualquer outro sintoma nos primeiros dias.

Para ajudar na recuperação, o médico pode indicar compressas de água gelada e

Qual o valor da blefaroplastia sem cortes?

 O valor pode variar de acordo com vários fatores. Portanto, não é possível dar essa informação. O mais importante é ter em mente que o jett plasma não é uma cirurgia plástica. Isso implica em resultados diferentes, bem como num custo relativamente menor do que ao da cirurgia.

Por outro lado, o resultado do jett plasma é temporário enquanto o da cirurgia é definitivo.

Cuidados após o procedimento

Após o jett plasma, o paciente fica proibido de se expor ao sol nos primeiros 3 meses. Esse cuidado é imprescindível para prevenir manchas e para garantir uma boa cicatrização.

A recomendação é usar protetor solar nas pálpebras inferiores e óculos de sol sempre que sair ao ar livre. Chapéus e bonés são bem-vindos.

Todo mundo pode fazer a blefaroplastia sem cortes?

 Há diversas contraindicações para o jett plasma! Essa é uma grande desvantagem em relação à cirurgia plástica nas pálpebras.

Principais contraindicações

  • Pessoas de pele morena

  • Excesso de pele nas bolsas de gordura sob os olhos

  • Pessoas com tendência à formação de queloides em cicatrizes

  • Pacientes que usam marca-passo ou dispositivos médicos que emitem corrente elétrica

  • Pessoas com muito excesso de pele nas pálpebras

Resultado temporário

Além de todas as contraindicações da blefaroplastia sem cortes, há uma grande desvantagem em relação à cirurgia plástica de pálpebras: o resultado é temporário!

Do mesmo modo, algumas pessoas podem precisar de mais de uma sessão para perceber alguma melhora na região das pálpebras.

Por isso, é de extrema importância fazer uma avaliação com um médico especializado em cirurgia plástica ocular, como o oculoplasta antes de realizar o procedimento.

Lembrando, por fim, que pessoas que têm um excesso de pele severo na pálpebra superior não têm indicação para o jett plasma. Nesses casos, a única maneira de melhorar a estética é a cirurgia plástica nas pálpebras, ou seja, a verdadeira blefaroplastia.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e Oftalmologia em Geral.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

1 thoughts on “Como é feita a blefaroplastia sem cortes? Como é a recuperação? Onde fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image