Como é o pós-operatório do calázio? O que vou sentir? Quanto tempo dura?

Como é o pós-operatório do calázio? O que vou sentir? Quanto tempo dura?

Como é o pós-operatório da cirurgia de calázio? Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, leia esse artigo.

Primeiramente, vamos entender melhor o que é um calázio e quando é preciso fazer uma cirurgia para removê-lo.

Calázio: o que é

O calázio é uma lesão inflamatória que atinge as pálpebras. Ele cresce na parte de dentro da pálpebra e se parece com uma bolinha. O termo médico para essa lesão é nódulo.

Esse nódulo é resultado da retenção do sebo produzido pelas glândulas sebáceas das pálpebras, as chamadas glândulas de Meibômio.

Essa substância gordurosa obstrui as glândulas sebáceas, levando a uma reação inflamatória crônica no local. O resultado é a formação de um nódulo na parte de dentro das pálpebras.

Normalmente, esse nódulo se forma em uma das pálpebras. Ou seja, dificilmente a pessoa vai ter o calázio, ao mesmo tempo, nos dois olhos.

Sintomas

  • Vermelhidão

  • Calor no local

  • Inchaço

  • Sensibilidade

Cirurgia de Calázio

Na maior parte dos casos, o calázio costuma sumir sozinha, dentro de alguns dias. Porém, algumas pessoas tendem a desenvolver uma piora da inflamação. Nesses pacientes, portanto, é preciso tirar (remover) o nódulo por meio de uma cirurgia.

Mas, antes de tudo, vale dizer que o pós-operatório do calázio costuma ser muito tranquilo.

O pós-operatório do calázio se inicia quando o paciente tem alta e vai para casa. Isso ocorre no mesmo dia da cirurgia, já que não há necessidade de internação hospitalar.

Em casa, o paciente vai precisar adotar certos cuidados e seguir as recomendações do médico. Vamos agora falar um pouco mais sobre o pós-operatório do calázio.

1- Repouso

O repouso é necessário no pós-operatório do calázio. O ideal é tirar o pé do acelerador nos primeiros sete dias após o procedimento. Ou seja, é um repouso relativo.

Após esse período, o paciente pode retomar suas atividades rotineiras como trabalhar, estudar, praticar atividades físicas leves

2- Esportes e atividades físicas

As atividades físicas leves, como uma caminhada, por exemplo, estão liberadas na segunda semana após a cirurgia.

Contudo, é preciso evitar atividades físicas muito intensas, como correr, praticar boxe e lutas em geral. Esportes aquáticos também devem ser evitados para prevenir infecções. Nestes casos, o ideal é aguardar 15 dias ou a alta médica.

3- Aparência das pálpebras no pós-operatório do calázio

Qualquer cirurgia pode causar o edema (inchaço). A cirurgia para remoção do calázio leva a essa manifestação, totalmente esperada.

A região ao redor das pálpebras fica inchada e com hematomas. Também há saída de secreções durante os dois primeiros dias.

Em geral, o inchaço é pior no dia seguinte da cirurgia. Porém, diminui ao longo da primeira semana. A recuperação total ocorre em cerca de 15 dias.

4- Visão

A cirurgia é realizada nas pálpebras e não afeta nenhuma estrutura envolvida no processo visual. Contudo, nos primeiros dias a visão pode ficar embaçada devido aos colírios e ao próprio inchaço das pálpebras.

5- Maquiagem

A região, como mencionado acima, fica inchada e sensível. Portanto, mesmo que pudesse usar maquiagem, seria desconfortável. O problema dos cosméticos como rímel e sombras é o risco de causar infecções e alergias no local.

De qualquer maneira, a maquiagem para região dos olhos fica proibida nos primeiros 15 dias. A única exceção é o uso de corretivos para disfarçar os hematomas.

6- Higiene pessoal no pós-operatório do calázio

O ideal é esperar pelo menos um dia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos e causar irritação.

Outro cuidado é deixar a água em temperatura ambiente, pois o calor excessivo aumenta o risco de sangramento nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

7- Lentes de contato

Para quem usa lentes de contato, a recomendação é providenciar óculos para os primeiros 15 dias do pós-operatório do calázio. O principal problema das lentes é que elas aumentam o risco de infecção.

8- Medicamentos

Em geral, são prescritos colírios e pomadas para uso nas pálpebras. No caso de dor, o médico deixa uma prescrição de analgésicos simples. Outra indicação do médico é realizar compressas de água gelada ao longo do dia para melhorar o inchaço.

9- Atividades manuais e direção de automóveis

Dirigir, cozinhar, desenhar. Ou seja, todas as atividades diárias que exijam uma boa visão podem ficar comprometidas nos primeiros dias.

A visão fica embaçada devido aos medicamentos e ao inchaço das pálpebras. A retomada, portanto, deve ocorrer assim que o paciente sentir sua visão nítida novamente. Em geral, isso ocorre após 4 dias.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e realiza a cirurgia para remoção do calázio.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

8 thoughts on “Como é o pós-operatório do calázio? O que vou sentir? Quanto tempo dura?

  1. Saiu um carocinho em cima do olho só consigo ver se fechar o olho e não doe,devo ficar preocupada e que médico devo procurar é médico de olho?

  2. Qual seria o valor de uma consulta com a Sra?
    Estou com um calazio na pálpebra inferior e estou fkando preocupada, pois está só aumentando de tamanho.
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image