Posso operar minhas pálpebras no verão?

Posso operar minhas pálpebras no verão?

Sim, você pode operar suas pálpebras em qualquer época do ano! Essa é uma pergunta comum no dia a dia do consultório de um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. A boa notícia é que você pode fazer a blefaroplastia em qualquer época a estação do ano.

Contudo, caso você se submeta a uma blefaroplastia no verão, é bom estar ciente de que, provavelmente, não poderá aproveitar os dias ensolarados e quentes da estação, já que banho de sol e atividades aquáticas ficam proibidos no pós-cirúrgico.

Por que não posso tomar sol após a blefaroplastia?

A proibição de tomar sol após uma cirurgia plástica, seja ela nas pálpebras ou em outra partes do corpo, é que os raios solares podem escurecer as cicatrizes da cirurgia e a pele ao redor. Outra consequência pode ser a piora do inchaço porque o calor leva à vasodilatação.

Quanto às manchas, a explicação é que as pessoas com a pele mais clara apresentam menos produção de melanina, responsável pelo pigmento da pele. O sol pode causar queimaduras em peles mais claras. Como resultado, a pele irá ficar mais escura e manchada.

Portanto, como você viu, tomar sol após uma blefaroplastia é totalmente contraindicado. Caso opte por operar no verão, é bom saber de que precisará tomar esses cuidados.


Por quanto tempo não poderei tomar sol após a blefaroplastia?

Os banhos de sol estão proibidos nos 3 primeiros meses após a cirurgia. Para sair ao ar livre, mesmo que seja para uma caminhada, por exemplo, você vai precisar usar óculos de sol com lentes UVA/UVB, além de um chapéu que cubra a região das pálpebras. Outra recomendação obrigatória é o uso de protetor solar nas pálpebras inferiores.

Atividades aquáticas também ficam proibidas depois da operação das pálpebras?

Sim! A água, seja ela do mar, de uma piscina, cachoeira ou rio, pode conter micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias, que aumentam a chance de uma infecção depois da cirurgia.

Portanto, você não poderá praticar nenhuma atividade aquática durante o primeiro mês após a cirurgia plástica nas pálpebras. A retomada ocorre após a liberação do médico.

Benefícios da blefaroplastia nas férias

Mas, apesar das restrições em relação ao sol e às atividades aquáticas, caso você decida fazer a sua blefaroplastia no final do ano, você pode aproveitar o recesso de Natal e Ano Novo e as férias de janeiro para se recuperar da cirurgia.

Como o recesso de final de ano já passou, que tal planejar sua blefaroplastia para o mês de julho ou até mesmo para o Carnaval?

Os feriados prolongados são uma alternativa, já que a alta da blefaroplastia costuma ocorrer 7 dias após a cirurgia!

Como você viu, qualquer cirurgia plástica demanda um planejamento e tem restrições na recuperação. Portanto, fale com seu oftalmologista para escolher a melhor época para operar suas pálpebras.

Vale lembrar que a Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image