Terçol de repetição está ligado a alterações hormonais

Terçol de repetição está ligado a alterações hormonais

Testosterona em alta aumenta a produção de sebo e altera o funcionamento das glândulas palpebrais

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, terá um terçol. Trata-se de uma condição ocular benigna, mas muito incômoda. O terçol, também chamado de hordéolo, se parece com uma espinha e se desenvolve nas margens das pálpebras. Em geral, costuma ter pus, deixar a região mais quente e avermelhada.

Apesar de ser uma das condições oculares mais comuns em todo o mundo, há pessoas que apresentam terçol de repetição. E isso não é normal!

Segundo a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em doenças das pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, o terçol de repetição pode estar ligado a alterações hormonais ao longo da vida, principalmente nas mulheres.

“Qualquer alteração na produção e secreção dos hormônios pode afetar os olhos. Em relação ao terçol de repetição, a explicação é que o desbalanço da testosterona aumenta a produção de sebo, sendo esse um fator de risco importante para o desenvolvimento de um terçol”.

“As glândulas sebáceas que temos nas pálpebras, como as de Meibômio, podem sofrer com essas mudanças hormonais e produzir mais sebo do que o necessário. A partir disso, pode haver uma obstrução e, como consequência, surge o terçol”, explica Dra. Tatiana.

Eles e elas podem ter terçol de repetição

Ao longo da vida, há fases específicas de oscilação hormonal, como puberdade, gestação, menopausa e andropausa. “Homens e mulheres podem desenvolver um terçol ou ter alguns episódios mais frequentes durante essas fases. Entre os homens, a faixa etária mais comum é entre os 40 e 50 anos”, conta a oftalmologista.

Contudo, as causas do terçol de repetição podem estar ligadas a outros fatores. Atualmente, é cada vez mais comum o uso de suplementos para melhorar o desempenho em treinos de musculação e outros esportes. Outro aspecto é a reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa e/ou andropausa.

“O problema é que, normalmente, essas fórmulas contêm substâncias que são percursoras da testosterona. Isso quer dizer que são compostos que incentivam o corpo a produzir o hormônio. Outra forma de consumo é por meio do uso injetável de hormônios, bem como o implante chamado de “chip da beleza”, relata Dra. Tatiana.

A oftalmologista explica que todos esses produtos aumentam os níveis da testosterona e de outros hormônios, que por sua vez alteram a função das glândulas sebáceas do corpo inteiro, incluindo as dos olhos. “E isso pode explicar, nas pessoas que fazem uso dessas substâncias, o terçol de repetição”.

Mudança de hábitos e luz pulsada

Para quem enfrenta episódios frequentes de terçol, a orientação é procurar um oftalmologista. É muito importante que o médico levante o histórico do paciente, incluindo o consumo ou uso de substâncias que alteram os níveis da testosterona.

“A primeira recomendação é suspender o consumo dos suplementos, injetáveis e, no caso do chip, procurar o endocrinologista para ajuste da dose hormonal. Já a desobstrução das glândulas de Meibômio pode ser feita por meio da luz pulsada. Por meio do calor gerado pelo aparelho, é possível desobstruir as glândulas e, assim, prevenir novos episódios de terçol”, finaliza Dra. Tatiana.

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, bem como no tratamento de calázio e terçol de repetição com luz intensa pulsada.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

13 thoughts on “Terçol de repetição está ligado a alterações hormonais

  1. Últimamente estou tendo muitos episódios de terçois só nesse mês ja fora três a quatro vezes agora de novo resolvi pesquisar sobre ja fiquei com medo vi que é por causa dos hormônios deve ser o antconsepcional que eu parei a 1 mês né.

  2. Nunca tive terçol, é a primeira vez que nasce em mim , foram três, saravá um e já nascia outro , logo em seguida tive um furúnculo e no dia seguinte nasceu uma íngua em mim , oq pode ser ?

  3. Tendo tido bastante terçol. E estou fazendo reposição hormonal com creme transdermico, q pelo q entendi aqui, pode ser os hormônios.
    Mas me ocorreu um pensamento! Nao poderia ter a ver com a doença do silicone??

  4. Bom dia, dra Tatiana. Sou de Minas Gerais e estarei em São Paulo na semana que vem. Seria possível uma consulta com você? E quanto está a consulta. Obrigada!

  5. Dr. Tatiana, eu tenho tido vários episódios de terçol, já fui a uma médica, ela disse que era por conta da oleosidade da pele, mas depois dos medicamentos surgiu outro terçol, logo fui na oftalmologista, ela também disse a mesma coisa sobre a oleosidade, passou vários medicamentos e ainda assim tem saído terçol, outro médico me disse que poderia ser uma bactéria nos cílios…oq fazer?

    1. Olá Ziel,

      Caso você tenha dermatite seborreica, pode ser uma causa provável. A outra é que você ter desenvolvido uma blefarite, inflamação crônica nas pálpebras. A partir da blefarite pode haver proliferação de micro-organismos que levam ao desenvolvimento de terçol de repetição. Enquanto você não tratar o que está levando ao terçol, terá vários episódios.

  6. Boa tarde Dr.meu filho tem 9 anos a três anos ele vem tendo tresol direto já levei pra vário oftalmologista e todos dizem que e normal,fora várias vezes na emergência,no especialista do olho já foi três vezes e todo dizem a mesma coisa, já usou várias pomada vários colírio mandaram ele fazer o uso do shampoo da de criança e o shampoo chamado Lanue e nada de resolver inclusive ele está hoje com o olho muito enchado não sei mas que médico procurar e nem o que usar

    1. Olá Gileuma

      É preciso investigar mais a fundo o que pode estar causando as crises de terçol com tanta frequência. Procure um oftalmologista que seja especialista em doenças como terçol e calázio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image