Blefaroplastia a laser: o que é? como é feita? Onde fazer?

Blefaroplastia a laser: o que é? como é feita? Onde fazer?

Antes de tudo, é preciso dizer que não existe blefaroplastia a laser. Como assim? A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que remove, de forma cirúrgica, o excesso de pele das pálpebras.

Entretanto, nos últimos anos, muitos tratamentos para rejuvenescimento da região palpebral têm sido, equivocadamente, chamados de “blefaroplastia sem cortes” ou “blefaroplastia a laser”.

Dessa maneira, vamos ajudar você a entender melhor o que é uma blefaroplastia a laser.

Blefaroplastia com Jett Plasma

Atualmente, há inúmeros tratamentos não cirúrgicos que podem melhorar o aspecto das pálpebras.

O envelhecimento da pele das pálpebras pode ser precoce e incomodar bastante, já que o rosto é nosso cartão de visita.

Antes de partir para uma cirurgia plástica, como a blefaroplastia, muitas pessoas optam por procedimentos minimamente invasivos, como o Jett Plasma.

O que é Jett plasma?

Trata-se de tecnologia em que o equipamento emite um jato de plasma. O plasma é o quarto estado da matéria. Os outros estados são o líquido, o sólido e o gasoso.

O plasma se forma a altas temperaturas, quando uma substância é aquecida a tal de ponto que desintegra a ligação do oxigênio com o hidrogênio. Em outras palavras, a substância torna-se uma condutora de eletricidade e calor.

Como funciona o Jett Plasma?

A corrente elétrica do Jett Plasma age na pele como se o tecido palpebral fosse “queimado” devido ao calor emitido pelo fluxo elétrico do aparelho.

Depois, esse tecido é removido e cauterizado. Todo esse processo acontece sem nenhum corte, apenas por meio desse jato de plasma. Outro ponto importante é que o aparelho não encosta na pele.

Esse tecido que foi atingido pelo jato de plasma irá cicatrizar e formar uma crosta, como se fosse uma ferida comum. Quando a cicatrização terminar, a pele irá ficar mais retraída, dando o aspecto de um lifting nas pálpebras.

Quais os benefícios da blefaroplastia sem cortes?

Um dos benefícios mais importantes é que o jett plasma pode ser feito no consultório. Outra vantagem é que o médico aplica uma pomada anestésica nas pálpebras, sem necessidade de sedação.

Por fim, grande parte dos pacientes precisa de uma única sessão para obter o resultado esperado.

Como é a recuperação da blefaroplastia sem cortes?

A recuperação é relativamente rápida. Em cerca de uma semana o paciente já pode retomar suas atividades.

O jett plasma é caro?

 O custo do jett plasma costuma ser menor do que uma blefaroplastia. Uma vez que é um procedimento que pode ser feito em consultório, sem nenhum custo de equipe, hospital etc.

O que a pessoa vai sentir depois da sessão?

O jett plasma, conforme citamos acima, irá causar uma espécie de queimadura na pele. Assim, inicialmente, a área tratada irá ficar vermelha. Por volta do terceiro dia, surgem as crostas que se soltam como se fosse um machucado comum.

Assim que as crostas caírem, será possível perceber o efeito “lifting” nas pálpebras.

Há algum cuidado especial?

O mais importante é evitar a exposição ao sol por, no mínimo, 90 dias. É fundamental usar óculos de sol e protetor solar nas pálpebras inferiores.

Qualquer pessoa pode fazer?

Não! Nem todas as pessoas devem se submeter ao jett plasma. Veja abaixo as principais contraindicações:

  • Pessoas com excesso de pele e bolsas de gorduras sob os olhos
  • Pessoas com tom de pele mais escuro, como as morenas e afrodescendentes
  • Pessoas que usam marca-passo ou outros dispositivos médicos

O que é blefaroplastia a laser?

Esse é mais um equívoco quando se fala em blefaroplastia. O Fotona é um laser que atua nas camadas mais profundas da pele.

Por isso, quando aplicado na pele das pálpebras, pode ajudar a retrair a pele, resultando em um efeito lifting. O Fotona pode ser muito bom para pessoas mais jovens, que não têm um excesso tão importante de pele.

Portanto, quando se diz blefaroplastia a laser, a referência é o uso do Fotona para tratar a flacidez palpebral.

Qualquer pessoa pode fazer a blefaroplastia a laser?

Cada paciente deve ser avaliado individualmente. O plano de tratamento para as pálpebras depende de muitos fatores. O ideal é seguir a recomendação do médico especialista em cirurgia plástica ocular.

Como vimos, não existe blefaroplastia a laser ou sem cortes. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica!

Mas, graças aos avanços da medicina estética, há diversos tratamentos, como jett plasma e o Fotona, que podem ajudar no tratamento da flacidez da pele das pálpebras em alguns casos.

Vale lembrar que a Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423 –

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image