Calázio no olho: O que é? Como é a cirurgia? Onde fazer?

Calázio no olho: O que é? Como é a cirurgia? Onde fazer?

O calázio no olho é uma lesão inflamatória que afeta as pálpebras. A lesão parece uma “bolinha” que se desenvolve na região interna da pálpebra.

Como o calázio surge?

O calázio no olho se forma quando há retenção de uma substância lipídica, ou seja, gordurosa, produzida nas pálpebras e que compõe o filme lacrimal. Essa secreção é produzida pelas glândulas de Meibômio.

A obstrução das glândulas meibomianas leva a uma reação inflamatória crônica, formando o nódulo (calázio). A lesão de caracteriza por ser um nódulo de tecido inflamado, mas sem sinal de infecção.

Quais são os sinais e sintomas do calázio no olho?

O aparecimento da lesão na parte interna da pálpebra é um sinal do surgimento do calázio.

Além da lesão em si, alguns sintomas abaixo podem estar presentes, como:

  • Calor no local
  • Inchaço
  • Sensibilidade
  • Vermelhidão

Como é o tratamento do calázio no olho?

O calázio costuma melhorar em questão de dias ou de semanas. Todavia, em alguns casos, a lesão pode se tornar crônica.

Dessa maneira, quando se torna crônico, o tratamento clínico não irá curar o calázio.

Portanto, nesses pacientes o único tratamento será a drenagem cirúrgica.

Como é a cirurgia do calázio no olho?

Antes de mais nada, é preciso dizer que a cirurgia para retirar o calázio é muito tranquila.

A cirurgia de calázio deve ser realizada em um centro cirúrgico, que pode ser dentro de um hospital ou em uma clínica que possua a infraestrutura necessária.

Em geral, a duração é de 20 a 30 minutos, desde que não haja complicações ou outros problemas durante o procedimento.

A cirurgia dói?

O paciente não irá sentir dor, pois é feita uma sedação leve para relaxamento e adormecimento do paciente durante o procedimento.

Como o oftalmologista remove o calázio?

O médico oftalmologista irá realizar uma incisão, ou seja, um corte na pálpebra em que o calázio se encontra. Geralmente, esse corte é feito por dentro da pálpebra. Com isso, não haverá nenhuma cicatriz.

O médico então irá remover o nódulo (bolinha) e enviá-lo para um laboratório. Isso é feito para que o tecido retirado seja estudado para descartar alterações celulares.

O oftalmologista termina a cirurgia com pontos internos que serão absorvidos pelo organismo e, por fim, coloca um curativo no olho operado.

O ideal é ir acompanhado de um familiar ou amigo. Isso porque, logo depois do procedimento, a visão pode ficar embaçada e não é recomendado dirigir.

Contudo, é importante dizer que o paciente não fica internado. Normalmente, há um período de uma a duas horas de pós-operatório e, depois, o paciente é liberado para ir para casa.

Como é o pós-operatório em casa?

O pós-operatório costuma ser muito tranquilo. Algumas manifestações comuns são inchaço, hematomas, visão embaçada e acúmulo de secreção. Isso pode durar uns dois dias, aproximadamente.

O inchaço costuma ser pior na manhã seguinte a cirurgia. Porém, deve diminuir na primeira semana.

A recuperação total acontece em cerca de 15 dias. Nesse interim, o médico pode receitar colírios e pomadas para aplicação no local.

Um recurso muito importante é fazer compressas de água gelada nos dias seguintes ao procedimento. O médico também poderá prescrever analgésicos simples para controle da dor.

O que não é recomendado fazer depois de retirar um calázio?

Para quem usa lentes de contato, é preciso atenção! O ideal é não as usar nos primeiros dias da cirurgia. Portanto, é preciso providenciar óculos de grau para o pós-operatório.

Para as mulheres que gostam de se maquiar, a recomendação é esperar pelo menos 5 dias após a cirurgia para usar maquiagem na região dos olhos. Isso porque os produtos podem causar irritação, bem como aumentam o risco de infecção.

Apenas os corretivos podem ser usados, inclusive para disfarçar os hematomas.

Posso lavar os cabelos depois da cirurgia?

É recomendado aguardar, pelo menos, um dia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos e causar irritação.

Outro cuidado é deixar a água em temperatura ambiente, pois o calor excessivo aumenta o risco de sangramento nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

Quanto tempo dura o repouso?

O repouso na cirurgia do calázio é relativo. O ideal é descansar nos dois primeiros dias. Na primeira semana, recomenda-se desacelerar um pouco.

Depois de 7 dias, a pessoa pode retomar suas atividades diárias, porém com algumas recomendações:

  • Evitar atividades físicas muito intensas, como correr, praticar boxe e lutas em geral.
  • Esportes aquáticos também devem ser evitados para prevenir infecções. Nestes casos, o ideal é aguardar 15 dias ou a alta médica
  • Guiar automóveis apenas após a liberação do médico, pois a visão pode ficar embaçada nos primeiros dias

Quanto custa para tirar o calázio?

O valor da cirurgia para retirar o calázio depende da vários fatores. Além disso, não é permitido pela legislação brasileira que valores de procedimentos cirúrgicos sejam passados por meios digitais. Apenas o médico poderá informar quanto custa o tratamento, durante a consulta.

Onde tratar o calázio?

Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório, que fica no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para  (11) 3071-3423

Compartilhe no:

15 thoughts on “Calázio no olho: O que é? Como é a cirurgia? Onde fazer?

  1. Bom dia, meu filho tem 4 anos faz 6 meses que apareceu um carocinho no olho dele do tamanho mais ou menos de uma ervilha e inchaço.
    Procurei um oftalmopediatra ele mim receitou uma pomada TOBRACORT pra passar 3 vezes ao dia isso já faz 3 meses até então o inchaço saiu o caroço diminuiu mais não saiu completamente quando passo o dedo da pra senti-lo. O caso do meu filho pode ser cirúrgico ???
    Mim ajuda por favor não sei mais oque fazer

    1. Olá Juliana
      Leve seu filho a um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular ou ainda ao dermatologista infantil. A avaliação por um profissional especializado é a melhor maneira de chegar ao diagnóstico exato.

  2. Eu estava o calázio externo e 6 internos. Fui ao oftalmologista que me indicou a cirurgia. Bi vários vídeos e comentários que me deixaram com muito medo do procedimento. O que eu posso falar que a cirurgia é super tranquila, nenhuma dor. Pensei fosse anestesia com agulha. Não é assim, o médico passa umas três vezes um colírio depois passa uma pomada que é a anestesia. E faz o procedimento, depois quando começa passar a anestesia vc sente uma ardida no olho mas tomando com remédio pra dor indicado pelo médico, rapidinho passa.tem dois que fiz e estou muito bem. Há e o caroço externo já sai, no segundo dia quando vc tira o curativo o carosinho sumiu. Li alguns comentários que o carosinho fica ainda, segundo o meu médico some depois do procedimento.

      1. Oi meu filho tem 3 anos mas desde de 6 meses de nascido ele tem um caroço no olho direito, as vezes aparece mais 2 só que aparece e somem mais e primeiro caroço nunca somem mas ele cresce mais e fica amarelo.meu filho diz que não dói.

  3. Tem mais de meses que isso deu no meu olho eu não fui ao médico pois na minha cidade e complicado, primeiro foi no olho esquerdo e agora tem no olho direito mais no começo ficou inchado e um pouco vermelho isso já tem semanas já..devo ir ao médico pra resolver isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image