Tecnologia demais, visão de menos

Tecnologia demais, visão de menos

Guarde esse número alarmante: em média, os internautas brasileiros passam 5,3 horas na frente do computador, segundo um levantamento da CONECTA feito em 2015. Se considerarmos que o PC e o notebook são as ferramentas de trabalho de uma parcela significativa da população, talvez esse montante quase dobre.

Se você é uma dessa pessoas, atenção: suas dores no pescoço, cabeça, secura nos olhos e até visão embaçada podem estar relacionadas à Síndrome da Visão de Computador, ou CVS, na sigla em inglês. Saiba, você não está só. São cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. É tanta gente que, em 2014, alguns pesquisadores chegaram a estimar a CVS  é o risco ocupacional número 1 do século 21.

“A CVS pode afetar qualquer pessoa que passa três ou mais horas na frente de uma tela de computador. Embora os sintomas não digam respeito apenas à parte oftalmológica, é dela que vem o maior número de reclamações. Além de secura nos olhos, podem aparecer vermelhidão, queimação e visão dupla, coisas que interferem na performance no trabalho”, afirma a Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Trabalho dobrado
Os olhos não têm muito trabalho para ver o mundo real. A coisa muda de figura quando falamos de imagens ou de textos vistos através da tela de um computador, porque elas são formadas por pixels, aqueles minúsculos pontos que são uma espécie de índice para medir a resolução de aparelhos como o computador, o tablet, o celular e até a fotografia digital. A gente não se dá conta, mas cada pixel tem o centro brilhante e as bordas borradas.

O olho trabalha dobrado para enxergar uma imagem constituída por pixels, pois ele é obrigado a focar, refocar, relaxar e focar de novo. A musculatura, claro, fica exausta. “Outra questão é que quando olhamos para uma tela, nós não piscamos tanto, o que pode fazer com que os olhos fiquem irritados e extremamente secos”, diz a oftalmologista.

Estima-se que entre 70% e 90% das pessoas que usam computador regularmente e extensivamente têm um ou mais sintomas da síndrome da visão de computador.

Fatores de risco
Estudos já mostraram que a distância da tela é um dos fatores de risco para o aparecimento da CVS. “Quanto mais perto a tela estiver, mais os olhos têm que trabalhar para ter uma visão nítida a uma determinada distância, a chamada acomodação visual.” Recomenda-se que a tela fique entre 30 cm e 70 cm dos olhos.

Outro fator de risco é a altura e a inclinação do monitor. A orientação é que ele fique entre 12 e 15 cm abaixo da linha de visão horizontal dos olhos. “Ao olharmos reto para o computador, nossos olhos devem estar na altura da parte superior do aparelho”.

A regra 20-20
Para evitar esses e outros desconfortos, procure dar um descanso de pelo menos 20 segundos da tela a cada 20 minutos. “Um lubrificante ocular, pingado regularmente, também é uma excelente dica, assim como consultar seu oftalmologista regularmente”, completa.

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image