Será que existe uma idade certa para fazer blefaroplastia? Essa é uma dúvida muito comum no dia a dia de um oftalmologista especializado em plástica ocular.
A resposta não é tão simples. A verdade é que não existe uma idade certa para fazer a blefaroplastia.
A decisão de se submeter ao procedimento é pessoal e deve ser tomada em conjunto com o médico.
Para esclarecer melhor essa dúvida vamos falar um pouco mais sobre a blefaroplastia e seus objetivos.
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remover o excesso de pele das pálpebras e/ou as bolsas de gordura embaixo dos olhos. O principal resultado é o rejuvenescimento facial.
Portanto, a blefaroplastia pode ser indicada para pessoas que já apresentam flacidez e excesso de pele nas pálpebras, além de bolsas de gordura na região das pálpebras inferiores.
Em qual idade a pessoa pode apresentar excesso de pele nas pálpebras?
O excesso de pele nas pálpebras é chamado de dermatocaláze. Essa condição está ligada ao processo natural do envelhecimento, que se intensifica a partir dos 25 anos de idade.
Existem alguns fatores de risco que podem acelerar o envelhecimento da pele, como exposição aos raios solares sem proteção, tabagismo, má qualidade do sono, baixa ingestão de água e a genética.
Por isso, a dermatocaláze pode surgir mais precocemente em algumas pessoas e em outras só aparecerá mais tarde.
Assim, quando o excesso e as bolsas de gordura já estão instaladas é possível realizar a blefaroplastia, sempre de acordo com a recomendação de um especialista após avaliar o paciente.
Blefaroplastia e rejuvenescimento facial
Os sinais mais evidentes do envelhecimento surgem no rosto, em específico na região ao redor dos olhos, ou seja, nas pálpebras. A pele das pálpebras é a mais fina do corpo humano. Dessa maneira, é a primeira sofrer os efeitos do tempo.
A flacidez, o excesso de pele e as bolsas de gordura resultam num aspecto facial mais envelhecido e cansado. Por isso, a blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Afinal, o rosto é o cartão de visitas!
Procure um profissional especializado
Para um resultado mais natural possível, é importante procurar um médico cirurgião com conhecimento profundo sobre a dinâmica palpebral e as necessidades de proteção das estruturas oculares. Esses profissionais são os oftalmologistas especializados em cirurgia de pálpebra, também chamados de oculoplastas.
Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e Oftalmologia em Geral.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423