A bolsa de gordura nas pálpebras é muito comum e está ligada ao processo natural do envelhecimento.
Felizmente, há alguns tratamentos que podem amenizar o problema e melhorar a estética da região ao redor das pálpebras.
Primeiramente, antes de falarmos mais sobre o tratamento para a bolsa de gordura nas pálpebras, vamos entender como elas surgem.
Desenvolvimento das bolsas de gordura nas pálpebras
O envelhecimento causa mudanças estruturais na região palpebral. Os músculos que sustentam as pálpebras enfraquecem, os ossos perdem volume e a pele fica flácida. Todos esses aspectos favorecem a herniação do tecido adiposo, que se traduz nas bolsas de gordura sob os olhos.
Fatores de Risco para Bolsa de Gordura nas Pálpebras
-
Envelhecimento
-
Genética
-
Ingestão excessiva de sal e alimentos ricos em sódio
-
Insônia ou poucas horas de sono
-
Doenças do fígado, rins, coração e tireoide
Qual médico procurar?
Atualmente, há uma subespecialidade da oftalmologia que se chama oculoplastia. Nesses casos, o médico oftalmologista se especializa em cirurgia plástica na região ocular.
Isso é particularmente importante, pois há muitas estruturas e peculiaridades nos olhos que exigem enorme conhecimento e precisão do cirurgião na hora de operar o paciente.
Portanto, o ideal é procurar um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular para ter mais segurança e um melhor resultado na remoção da bolsa de gordura das pálpebras.
Opções de tratamentos para a bolsa de gordura nas pálpebras
A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, inclusive no Brasil. As bolsas de gordura são removidas por meio de uma incisão por dentro das pálpebras inferiores.
Essa técnica é chamada de transconjuntival. A bolsa de gordura nas pálpebras é removida sem agredir a pele, a musculatura ocular e o tecido ósseo da órbita ocular. A melhor notícia é que essa técnica não deixa cicatrizes.
Contudo, a blefaroplastia para remover a bolsa de gordura das pálpebras é indicada para pessoas com menos excesso de pele.
Para pessoas com muita pele embaixo dos olhos (festoons), bem como com bolsas de gordura na maçã do rosto, chamadas de edema malar, a blefaroplastia pode não ser indicada. Para esses casos, é possível fazer um preenchimento com ácido hialurônico, bem como tratamentos dermatológicos específicos.
Prevenção da bolsa de gordura nas pálpebras
Apesar da propensão genética ser um fator de risco importante, alguns hábitos podem prevenir ou amenizar a aparência da bolsa de gordura nas pálpebras.
-
Reduza o consumo de sal e alimentos ricos em sódio
-
Cuide do seu sono, durma pelo menos 8 horas por dia
-
Use protetor solar nas pálpebras inferiores e na região facial
-
Invista em óculos de sol sempre que estiver ao ar livre
-
Faça compressas de água fria ajudar a melhorar o aspecto de inchaço
-
Use hidratantes para região palpebral
Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular e Oftalmologia em Geral.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423