Higiene das pálpebras é importante para remover o acúmulo de sujeira nas pálpebras, algo que pode causar terçol e agravar condições como a blefarite
Você pode não saber, mas o acúmulo de sujeira nas pálpebras pode causar diversos problemas oculares, como terçol ou ainda o agravamento da blefarite, inflamação crônica nas margens palpebrais.
As pálpebras são estruturas fundamentais para a saúde ocular. São elas que protegem os olhos da sujeira e de outros contaminantes. Além disto, são essenciais para bloquear a luz na hora de dormir. Para além destas funções, quando piscamos as pálpebras distribuem o filme lacrimal (lágrimas) na superfície ocular. A lágrima tem ação lubrificante e antimicrobiana.
Higiene das pálpebras deve ser diária
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, existem diversas glândulas sebáceas nas pálpebras. “Estas estruturas produzem e secretam a parte gordurosa do filme lacrimal. Algumas pessoas desenvolvem condições que podem obstruir as glândulas, causando um acúmulo de sebo nas pálpebras”.
“Em geral, além desta disfunção na produção e na secreção do sebo, há pessoas que apresentam uma proliferação de ácaros Demodex. Estes micro-organismos fazem parte da flora da pele humana. Entretanto, quem tem blefarite, olho seco e meibomite, por exemplo, pode apresentar uma espécie de infestação destes ácaros”, comenta a especialista.
“Os ácaros Demodex se alimentam justamente do sebo e de outros detritos, como cílios caídos e restos da descamação da pele. Por isto, quem tem estes diagnósticos precisa manter as pálpebras muito bem higienizadas”, adiciona Dra. Tatiana.
Piora da inflamação
“Outro problema que pode ser agravado quando a pessoa não realiza a higiene das pálpebras é a inflamação. Normalmente quem tem disfunção das glândulas sebáceas palpebrais apresenta ima inflamação crônica. E a má higiene na região pode piorar este estado inflamatório que resulta numa resposta ruim aos tratamentos”, diz a médica.
Como fazer a higiene das pálpebras
A recomendação é usar um produto específico para a higiene palpebral que pode ser indicado pelo oftalmologista. Mas, é possível usar também um xampu infantil neutro diluído em água morna.
Existem algumas etapas para fazer a higiene das pálpebras como:
1-Aquecimento das pálpebras: Como as secreções ficam endurecidas, é preciso aquecer para desgrudar e não machucar a pele. O ideal é fazer uma compressa com água morna e deixar de 3 a 5 minutos em cada olho.
2- Massagem: Depois de aquecer as pálpebras, faça uma massagem sútil de fora para dentro para eliminar a secreção acumulada.
3- Limpeza das pálpebras e dos cílios: Use a mistura da água com o xampu neutro diluído. Com a ponta dos dedos limpe as pálpebras e os cílios. Massageie suavemente, com movimentos circulares.
4- Limpeza da borda: Com uma compressa embebida na solução preparada, limpe as bordas superiores e inferiores do olho, sem encostar no globo ocular. Finalize a higiene e seque delicadamente a região.
“Todas as pessoas deveriam realizar a higiene das pálpebras diariamente. Entretanto, quem já tem algum problema com a blefarite, a meibomite e olho seco, precisa adotar este hábito como parte do tratamento para prevenir o agravamento da inflamação e para promover a melhora do quadro”, finaliza Dra. Tatiana.
A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza o tratamento do terçol com luz pulsada.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423