O inchaço nas pálpebras no verão é comum, bem em outras regiões do corpo. Isto porque o calor leva à dilatação dos vasos sanguíneos para ajudar no resfriamento do corpo.
Como consequência, há um extravasamento dos líquidos que se acumulam no espaço entre as células. O resultado é o inchaço que costuma afetar mãos, pés, pernas e, em alguns casos, as pálpebras.
Inchaço nas pálpebras tem outros motivos
Mas, segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista geral e especialista em cirurgia plástica ocular, não é só o calor que pode levar ao edema na região palpebral. Entre os meses de dezembro e janeiro, muitas pessoas tiram férias. “Portanto, para além do tempo mais quente, é preciso levar em consideração alguns comportamentos fora da rotina, como maior ingestão de álcool, consumo de alimentos com muito sal e sódio e noites mal dormidas”.
“Todos estes fatores aumentam a retenção de líquido pelo organismo. Algumas pessoas com mais tendência, podem apresentar o edema nas pálpebras”, explica a médica.
Inchaço nas pálpebras pode ser temporário ou permanente – Entenda melhor
O inchaço nas pálpebras que surge repentinamente, principalmente na presença destes fatores comportamentais, como ingerir álcool, dormir pouco e consumir alimentos ricos em sódio e sal, tende a melhorar quando a pessoa muda estes hábitos.
Por outro lado, se mesmo adotando comportamentos mais saudáveis, o inchaço permanece, é possível que esta manifestação tenha relação com o processo natural do envelhecimento.
“Ao longo da vida, ocorrem diversas mudanças nas estruturas da região periocular, como enfraquecimento dos músculos, perda do volume ósseo e flacidez da pele. Estas alterações podem levar ao escape da gordura, acarretando as temidas bolsinhas embaixo dos olhos”, comenta Dra. Tatiana.
Portanto, quando a pessoa já apresentar estas bolsinhas e se expõe a outros fatores de risco, como os já citados, o inchaço pode se agravar. Apenas lembrando que em alguns casos, o edema palpebral está associado a doenças sistêmicas, como problemas renais e na tireoide.
Dicas para amenizar o inchaço das pálpebras
Veja agora algumas dicas para amenizar o inchaço das pálpebras no verão ou durante o período de férias.
- Hidrata-se: A água é o melhor líquido para se hidratar. Procure ingerir pelo menos 2 litros por dia. Você também pode investir na água de coco, chás gelados e sucos naturais. Porém, prefira sucos sem adição de açúcar.
- Controle a ingestão de álcool: O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é prejudicial para todo o organismo. Portanto, procure usar o bom senso e o equilíbrio. Outra dica é que o álcool desidrata o corpo, ou seja, juntamente com a sua bebida alcoólica você deve consumir água, na mesma proporção. Exemplo: para cada taça de vinho, tome também uma taça de água.
- Durma bem: Nas férias, a rotina do sono acaba saindo do controle. Muitas pessoas acordam mais tarde, dormem mais tarde ou dormem menos do que deveriam. Se possível, mantenha a rotina dos dias normais ou, pelo menos, procure dormir 8 horas por dia
- Cuide da alimentação: Aproveite o calor para consumir mais alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Nos lanchinhos, procure opções mais saudáveis como castanhas, nozes, iogurtes etc. Cuidado com o excesso de sal e atente-se aos alimentos ricos em sódio. Lembre-se que até água com gás tem sódio! Leia os rótulos.
Compressas frias também ajudam a amenizar o inchaço nas pálpebras
Uma vez que o calor leva à vasodilatação e suas consequências, como o acúmulo de líquido entre as células, o frio leva à vasoconstrição. Desta maneira, as famosas compressas de água fria nos olhos podem ajudar a amenizar o inchaço nas pálpebras.
“Há várias maneiras de fazer as compressas, como usar saquinhos de chá com água gelada, algodão ou gaze embebido em água gelada ou ainda bolsinhas térmicas específicas para a região ocular. É possível encontrar estas bolsinhas à venda em sites e até mesmo em farmácias. O único cuidado é não colocar gelo diretamente na pele, pois isto pode causar queimaduras”, finaliza Dra. Tatiana.
A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista cirurgia plástica ocular e em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza o tratamento do terçol com luz pulsada.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423