As dúvidas sobre a blefaroplastia são muitas. Afinal, a decisão de se submeter a uma cirurgia plástica sempre é repleta de questionamentos.
Isso é natural, já que uma cirurgia sempre envolve uma série de aspectos, como os cuidados pré-operatórios, contraindicações e o deve se esperar do pós-operatório.
Por isso, com a colaboração da Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista e especialista em cirurgia plástica ocular, selecionamos várias dúvidas sobre a blefaroplastia para ajudar você a ficar mais tranquila.
1- Estou realizando tratamento dentário, com extração de dentes e colocação de implantes. Posso fazer a blefaroplastia?
O ideal é terminar o tratamento dentário para depois se submeter a blefaroplastia. Isso porque o implante dentário causa muito inchaço no rosto e a cirurgia de pálpebras também.
Portanto, caso a blefaroplastia seja feita durante o tratamento dentário, afetaria a melhora do inchaço na face.
2-A blefaroplastia afeta a visão?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras. Portanto, não há qualquer relação com as estruturas do globo ocular ligadas ao processo visual.
Contudo, nos primeiros dias após a cirurgia, devido ao inchaço e aos colírios que são prescritos, a visão pode ficar embaçada. Esta manifestação é temporária e melhora a partir do segundo dia após a blefaroplastia.
3-Fiz blefaroplastia superior e inferior há dois meses. Continuo com um inchaço na pálpebra inferior. O que pode ser?
Como qualquer cirurgia plástica, a blefaroplastia pode causar edema (inchaço). Nos primeiros dias, é preciso fazer compressas com água fria para melhorar essa manifestação.
A recuperação completa do tecido, ou seja, seu retorno ao estado normal, varia de pessoa para pessoa e pode demorar, em média, 3 meses, podendo chegar até a 6 meses.
De qualquer maneira, é importante esclarecer as dúvidas com o médico que realizou a cirurgia. Além disso, o pós-cirúrgico deve ser acompanhado de perto pelo médico, com avaliações periódicas.
4- Posso mexer no celular depois de fazer a blefaroplastia?
Não há contraindicação para usar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico após a cirurgia. Porém, nos primeiros dias a visão pode ficar embaçada devido ao inchaço e aos colírios prescritos pelo médico.
Assim, esse embaçamento da visão pode ser desconfortável para conseguir enxergar as telas muito próximas.
Outro problema do uso do celular é que no início da recuperação, devido ao edema (inchaço), pode acontecer má oclusão palpebral, o que pode levar a sintomas de olho seco. Nas telas, piscamos menos, o que pode agravar o sintoma do olho seco. Portanto é bom não exagerar.
5- Quem usa implantes dentários pode fazer a blefaroplastia?
Os implantes dentários ou próteses não interferem na blefaroplastia. Portanto, quem tem esses dispositivos, pode se submeter à cirurgia nas pálpebras.
6- Tenho implante de cílios. Posso fazer a blefaroplastia?
Não! Para se submeter à blefaroplastia é preciso remover o implante de cílios. Durante a cirurgia, é usado o bisturi elétrico para cauterizar os cortes. Os cílios postiços podem causar queimaduras e outros acidentes durante a cirurgia.
A recomendação, portanto, é remover o implante ou deixar para fazê-lo quando o médico der alta do pós-cirúrgico da blefaroplastia.
7- Posso assistir TV durante a recuperação da blefaroplastia?
Claro! Não há nenhum problema em assistir TV após a cirurgia. Inclusive, a televisão pode ser mais confortável para a visão do que os dispositivos menores, como os celulares.
Lembrando que não devemos exagerar nas telas, pois piscamos menos e isso leva ao ressecamento da superfície ocular.
8- É recomendado fazer a cirurgia de ptose junto com a blefaroplastia?
A ptose palpebral é uma doença que leva à queda de uma das pálpebras, não tendo qualquer relação com a dermatocaláze (excesso de pele nas pálpebras).
Contudo, é possível realizar as duas cirurgias simultaneamente. O importante é entender que são dois procedimentos diferentes. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica para retirar o excesso de pele e bolsas de gorduras das pálpebras.
Já a cirurgia da ptose é feita para fixar ou encurtar a tensão muscular afim do restabelecimento da posição da pálpebra.
Vale lembrar que a recuperação vai ser mais demorada, pois são cirurgias realizadas em duas áreas diferentes dos olhos. O inchaço, portanto, vai demorar mais para sumir.
9- Fiz uma blefaroplastia há 5 dias. Já posso tomar banho de chuveiro e lavar cabelo e rosto?
Claro! Na verdade, desde o primeiro dia da cirurgia é possível manter a higiene pessoal. A única ressalva é evitar passar sabão ou cremes que possam irritar a região dos olhos.
10- Após quanto tempo da blefaroplastia posso fazer tratamentos a laser no rosto?
Em alguns casos, é possível realizar estes procedimentos ao mesmo tempo, ou seja, o laser e a blefaroplastia podem ser feitos juntos. Caso sejam realizados em momentos diferentes, o ideal é esperar pelo menos 30 dias após a blefaroplastia para fazer outros tratamentos, como o laser.
11- A blefaroplastia ajuda a mudar o olhar caído?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras justamente para melhorar o aspecto cansado e de olhar caído.
Não raro, o olhar caído se deve à ptose palpebral, causada por uma desinserção muscular e não apenas pelo excesso de pele. Então, a combinação dessas cirurgias é muito bem-vinda nesses casos.
Há os casos em que a percepção do olhar caído pode estar relacionada com a queda do supercílio, especificamente na lateral da sobrancelha.
Quando há também a queda do terço superior do rosto (testa), a sensação de olhar caído pode piorar.
Nesses casos, a blefaroplastia precisa estar associada a outros procedimentos, como aplicação de toxina botulínica e/ou ácido hialurônico.
12- Posso bordar e fazer crochê no segundo dia após a cirurgia de pálpebras?
A recuperação da blefaroplastia costuma ser muito tranquila. A maioria das atividades podem ser retomadas após a primeira semana. Trabalhos manuais estão liberados. A única questão é que a visão pode ficar embaçada devido ao inchaço e colírios usados no pós-cirúrgico.
13- Existe alguma restrição alimentar no pós-cirúrgico da blefaroplastia?
Não há nenhuma restrição alimentar depois de fazer uma blefaroplastia. Para uma boa recuperação dos tecidos, é importante se alimentar bem e beber muita água.
Logo após o procedimento, dê preferência às comidas leves. Evite frituras ou comidas com muita gordura afim de evitar enjoos secundários à anestesia. Evite também excessos de açúcar e tabagismo.
14- Posso usar cera quente na região da sobrancelha após a blefaroplastia?
Independente de ter feito ou não uma blefaroplastia, não é recomendado usar cera quente na região das pálpebras. A sobrancelha deve ser aparada com pinça ou ainda com fio.
Mas, se fizer o uso da cera, a recomendação é que esteja morna e não quente.
15- Tenho diabetes. Posso fazer a blefaroplastia?
O diabetes não é uma contraindicação para realizar uma blefaroplastia. Contudo, é necessário que os níveis de glicose estejam bem controlados, assim como é importante a liberação do médico que acompanha o paciente (endocrinologista, cardiologista etc.).
16- Estou em tratamento para um tumor, posso fazer a blefaroplastia?
Existem muitos tipos de tumores, desde os agressivos até àqueles mais crônicos e indolentes, atingindo locais diferentes no corpo.
Assim, dependendo do tipo de tumor e do estado físico geral do indivíduo, ele pode sim realizar a blefaroplastia.
17- Tenho pressão alta. Posso fazer a blefaroplastia?
A hipertensão não é uma contraindicação para fazer a blefaroplastia. Todavia, é muito importante que a pressão arterial esteja sob controle para fazer a cirurgia. Claro, é preciso também uma avaliação do cardiologista.
O lado bom da blefaroplastia é que a anestesia usada é a local, com leve sedação. Isso reduz o risco de intercorrências em pessoas com doenças crônicas, como a hipertensão, por exemplo.
18-Em quanto tempo posso retomar minha vida sexual após a blefaroplastia?
A recomendação é aguardar de 7 a 10 dias. Isso porque a relação sexual é um tipo de exercício. Dessa maneira, pode causar sangramentos.
Moro em Sao Paulo, tenho 67 anos, pressao alta, tomo medicamentos. Já fiz implantes, mas o dentista chamou um anestesista que me aplicou algo na veia e eu nao vi nada, ficou observando meus sinais vitais num aparelhinho. Tomei 0,5 mg de rivotril.
Pra tirar o excesso de pele só da pálpebra superior, posso também ficar “apagada”? Tenho pavor a sangue. Já fiz cirurgia pra tirar um cisto de gartner. Boa recuperacao.
Por que o pós operatório exige tanto cuidado?
Caso tenha alguma intercorrência, o que vocês fazem?
Obg.
Olá Lory
A blefaroplastia é feita com o paciente sedado, porém é uma sedação leve. Você não verá o procedimento, irá acordar quando tudo já estiver terminado. O pós-operatório é tranquilo. Em 7 dias você já pode retomar suas atividades, mas é imprescindível que você siga as recomendações do médico no pós-cirúrgico para atingir o resultado esperado.