O uso da testosterona está associado ao terçol de repetição. Portanto, pessoas que fazem uso de chips da beleza, suplementos percursores da testosterona ou a fazem reposição hormonal com testosterona, precisam estar atentas à relação deste hormônio com a saúde ocular.
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, o uso da testosterona, em qualquer forma de apresentação, pode alterar o funcionamento das glândulas sebáceas. “O terçol é uma infecção que se origina, justamente, nas glândulas sebáceas das pálpebras, com as de Meibômio, Zeis e Moll. Normalmente, a testosterona aumenta a produção do sebo e isto pode ocasionar crises repetidas de hordéolo,”.
Uso de testosterona e terçol de repetição: O que você precisa saber
“Hoje em dia, é cada vez mais comum tratamentos médicos à base da testosterona, principalmente durante a menopausa e andropausa. Mas, para além dessas fases, muitas pessoas usam suplementos para obter um desempenho mais efetivo em treinos de força. Adicionalmente, mesmo mulheres que não estão na menopausa, investem no chip da beleza, que contém vários compostos, entre eles a testosterona”, conta Dra. Tatiana.
Por fim, existem ainda vários suplementos voltados para acelerar o ganho de massa muscular nos treinos de força.
“O que muitas pessoas não sabem, é que a maioria destes produtos contém substâncias que são percursores da testosterona, ou seja, eles podem estimular a produção natural deste hormônio. E muitos usuários desconhecem os efeitos colaterais destes suplementos”, alerta a médica.
Testosterona aumenta a produção de sebo
A testosterona é um hormônio importante para o organismo, sendo mais proeminente nos homens do que nas mulheres. “O uso indiscriminado da testosterona pode levar a uma produção excessiva de sebo. Esta alteração também atinge as glândulas sebáceas palpebrais, ocasionado o desenvolvimento do terçol de repetição, bem como do calázio”, explica Dra. Tatiana.
Mudança de hábitos e luz pulsada
O primeiro passo para avaliar a origem das crises recorrentes de terçol é procurar um oftalmologista. A melhora do terçol de repetição depende, em primeiro lugar, da suspensão do uso da testosterona.
“A outra frente de tratamento é a desobstrução e regulação das glândulas sebáceas das pálpebras. Hoje, um dos recursos mais importantes e efetivos para alcançar este objetivo é a luz intensa pulsada (ILP). Trata-se de uma tecnologia recente, em que o calor gerado pelo aparelho amolece as secreções acumuladas, reduz os fatores inflamatórios e elimina os micro-organismos, como as bactérias envolvidas no terçol”, comenta Dra. Tatiana.
“Após a aplicação, o oftalmologista realiza a expressão das glândulas para remover todas as secreções acumuladas. Todos estes efeitos da IPL contribuem para a normalidade da função das glândulas, o que leva à melhora e remissão das crises do terçol de repetição”, adiciona a especialista.
“Por último, é essencial procurar um endocrinologista para avaliar o uso da testosterona de forma responsável, levando em consideração a necessidade, benefícios e prejuízos para a saúde, incluindo para a saúde ocular”, finaliza Dra. Tatiana.