O tratamento do terçol de repetição com a Luz Intensa Pulsada (IPL) representa um alívio para quem sofre com constantes episódios de terçol.
Mas, por que será que algumas pessoas desenvolvem um terçol após o outro? Para explicar as causas do terçol recorrente e falar sobre o tratamento do terçol de repetição com a IPL, hoje vamos entrevistar a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, especialista em cirurgia plástica ocular e anexos palpebrais.
Afinal, o que é terçol?
O terçol, cujo termo médico é hordéolo, é das doenças oftalmológicas mais comuns. Sendo assim, praticamente todas as pessoas terão ao menos um terçol ao longo da vida. “O terçol é uma infecção bacteriana que atinge as margens das pálpebras e está relacionado às glândulas que temos na região palpebral, como as de Zeis e de Meibômio. As glândulas de Zeis secretam uma substância oleosa, com propriedades antissépticas que ajudam a impedir o crescimento de bactérias”, explica Dra. Tatiana.
“Já as glândulas de Meibômio produzem o meibum, sebo que compõe uma das camadas do filme lacrimal. Além de nutrir a superfície ocular, o meibum impede a evaporação da lágrima para manter os olhos lubrificados. Sendo assim, essas estruturas são cruciais para a saúde ocular. Ou seja, quando elas não funcionam como deveriam, podem ocorrer alguns problemas, como o terçol ou ainda o terçol de repetição”, aponta a oftalmologista.
Sinais e Sintomas do terçol
Um dos primeiros sintomas do terçol é a coceira e um leve incômodo na margem palpebral. A região costuma ficar vermelha, dolorida e mais quente. “Em seguida, surge uma bolinha vermelha que, ao longo dos dias, se enche de pus devido ao processo infeccioso. Dessa forma, o terçol lembra uma espinha, o que leva muitos pacientes a desejarem “espremê-lo”, algo totalmente contraindicado”, alerta Dra. Tatiana.
Fatores de risco do terçol
- Ter inflamação crônica nas pálpebras ou meibomite (inflamação das glândulas de Meibômio)
- Ter dermatite seborreica
- Ter rosácea
- Fazer reposição hormonal, principalmente com testosterona
- Estar na menopausa
- Olho Seco
- Calor e umidade
Terçol de repetição – O que você precisa saber
Geralmente, o terçol de repetição ocorre quando há alguma alteração nas glândulas palpebrais, especialmente quando a pessoa tem diagnóstico de blefarite e olho seco. “Também é comum em mulheres na menopausa, especialmente naquelas que fazem reposição hormonal. Outro aspecto importante é o uso de testosterona e suplementos que induzem o corpo a produzir o hormônio”, comenta Dra. Tatiana.
“O problema da testosterona é que ela aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Dessa forma, podem ocorrer mudanças e obstruções nos ductos glandulares, que por vez pode levar ao desenvolvimento do terçol”, acrescenta a especialista.
Tratamento e diagnóstico do terçol de repetição
Primeiramente, é importante reforçar que a maioria dos casos de terçol se resolve espontaneamente. Em outras palavras, o terçol esporádico desaparece em questão de dias ou semanas e não exige nenhum tratamento. A única recomendação é fazer compressas mornas, várias vezes ao dia, para amolecer a secreção. Por último, jamais se deve espremer o terçol, pois isso pode machucar a região e causar outros problemas”, ressalta Dra. Tatiana.
Em contrapartida, o terçol de repetição demanda outros tipos de cuidados. “Em primeiro lugar, quando o paciente desenvolve um terçol após o outro, deve procurar um oftalmologista. O médico irá buscar a causa das crises recorrentes do hordéolo, para depois traçar um tratamento mais assertivo”, diz a especialista.
Hoje, o tratamento do terçol de repetição com a luz intensa pulsada é um dos mais efetivos para reduzir o aparecimento recorrente da condição.
Como funciona o tratamento do terçol de repetição com a Luz Intensa Pulsada (IPL)
“A luz intensa pulsada é uma energia luminosa que se transforma em calor, quando a aplicamos no paciente. O calor age de várias formas: amolece as substâncias acumuladas nas glândulas de Meibômio; reduz a inflamação e elimina a presença de ácaros e bactérias”, esclarece Dra. Tatiana.
“Logo após a aplicação, que dura cerca de 10 minutos, realizamos a remoção das secreções acumuladas nos ductos das glândulas de Meibômio. A partir disso, conseguimos desobstrui-las e restabelecer o seu funcionamento”, acrescenta a oftalmologista.
O tratamento do terçol de repetição com a luz intensa pulsada é realizado no consultório e demanda de 3 a 4 aplicações. O resultado é a remissão das crises, ou seja, o paciente costuma apresentar uma redução considerável de episódios de hordéolo.
Conclusão
Como você viu, algumas pessoas desenvolvem terçol de forma recorrente. Normalmente, a causa é uma disfunção nas glândulas sebáceas das pálpebras, que precisa de diagnóstico e de um tratamento mais assertivo.
“Hoje, o tratamento do terçol de repetição com a luz intensa pulsada apresenta ótimos resultado, com remissão das crises em longo prazo. Portanto, se você desenvolve um terçol após o outro, procure um oftalmologista”, finaliza Dra. Tatiana.
A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza o tratamento do terçol com luz pulsada.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423
Matéria produzida pela jornalista pela Leda Maria Sangiorgio MTB 30.714 É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.