Tratamento do terçol – O que você precisa saber

Tratamento do terçol – O que você precisa saber

O tratamento do terçol pode variar. De qualquer maneira, é importante dizer que nem sempre o terçol precisa de tratamento, pois é considerado uma doença autolimitada. Ou seja, melhora sem a necessidade de tratar.

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia periocular, o terçol, cujo termo médico é hordéolo, se desenvolve nas margens externas das pálpebras, como resultado de uma infecção bacteriana. “A lesão do terçol se parece com uma bolinha, que na verdade é um abscesso. Em seu interior, o terçol pode conter secreção purulenta devido à infecção, na maioria dos casos, pela bactéria Staphylococcus aureus”.

“Entre os sintomas estão dor, calor na região, vermelhidão e inchaço. Na maioria dos casos, o terçol surge e se resolve de forma espontânea, sem necessidade de tratamentos medicamentosos. Por outro lado, há pacientes que apresentam o chamado terçol de repetição. Nestes casos, é preciso avaliar a causa dessas crises”, aponta Dra. Tatiana.  

Tratamento do terçol esporádico

O oftalmologista pode recomendar compressas mornas para dissolver o abscesso. Caso o terçol persista por mais de 7 dias, pode ser preciso fazer a drenagem (remoção manual) das secreções. Por outro lado, o terçol de repetição exige uma avaliação minuciosa para descobrir a causa. Ou seja, não adianta realizar tratamentos clínicos.

Tratamento do terçol de repetição

“Na maioria dos casos de repetição, existe uma associação com a disfunção das glândulas de Meibômio. Estas glândulas produzem o meibum, sebo que compõe o filme lacrimal. Esta disfunção causa alterações na qualidade e na quantidade do sebo, que podem obstruir as glândulas, ocasionando o terçol”, explica Dra. Tatiana.  

Outros fatores de risco associados ao terçol de repetição estão a blefarite, olho seco e meibomite. Pessoas com rosácea, dermatite seborreica, usuários de testosterona e mulheres na menopausa têm mais chance de apresentar o terçol de repetição. 

Tratamento do terçol de repetição pode ser feito com Luz Intensa Pulsada

A boa notícia é que o tratamento do terçol com a Luz Intensa Pulsada (IPL) é eficaz para restabelecer a função das glândulas meibomianas. Com isto, também leva à remissão das crises de terçol, calázio, bem como melhora os sintomas do olho seco, blefarite e meibomite.

“A luz pulsada age diretamente na origem do terçol de repetição, que é a inflamação crônica das glândulas meibomianas. Esse processo inflamatório é responsável pelo mau funcionamento das glândulas de Meibômio. A IPL reduz os fatores inflamatórios, amolece as secreções endurecidas nos ductos das glândulas sebáceas, bem como elimina ácaros e bactérias, sendo que essas bactérias muitas vezes podem estar envolvidas nas crises de terçol”, diz Dra. Tatiana.

A luz pulsada restabelece o funcionamento das glândulas meibomianas, o que normaliza a qualidade e a quantidade do filme lacrimal. O resultado é a remissão dos sintomas e a redução importante das crises de terçol”, complementa Dra. Tatiana.

Como funciona o tratamento do terçol com a IPL

O tratamento do terçol com a IPL é feito em consultório. O equipamento é específico para este fim. O paciente é posicionado na cadeira, tendo seus olhos protegidos por óculos especiais. O oftalmologista aplica a luz, que se transforma em calor. Os efeitos desta energia térmica são: a eliminação de vasinhos que alimentam a inflamação, o amolecimento das secreções endurecidas e a eliminação de ácaros e bactérias”, conta Dra. Tatiana.

Após a aplicação, o oftalmologista realiza a remoção das secreções endurecidas para desobstruir as glândulas de Meibômio. Desta forma, a IPL restabelece o funcionamento das glândulas e, como resultado, temos a remissão das crises do terçol de repetição.

O tratamento demanda de 3 a 4 sessões, com intervalos de 15 dias. A recomendação é fazer uma sessão anual para manutenção dos resultados

“Por fim, os estudos atuais sobre a IPL para doenças oculares apontam que o tratamento é efetivo para reduzir os sintomas em longo prazo, além de ser seguro e, geralmente, sem contraindicações”, finaliza a médica.  

A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza o tratamento do terçol com luz pulsada.

O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image