Há certos cuidados no pós-operatório da blefaroplastia que são importantes, para ter uma recuperação mais tranquila. Por isto, hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre estes cuidados.
Primeiramente, é válido dizer que a blefaroplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele das pálpebras, bem como as bolsas de gordura que se formam nas pálpebras inferiores. O objetivo é o rejuvenescimento da região periocular. Hoje, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especializada em cirurgia plástica ocular, a blefaroplastia é relativamente tranquila, na maioria dos casos. “O paciente não fica internado e pode retomar suas atividades cerca de uma semana após a cirurgia. Contudo, existem cuidados no pós-operatório da blefaroplastia que são cruciais para assegurar um bom resultado”.
Quais são os cuidados no pós-operatório da Blefaroplastia?
Agora, veja a lista com os principais cuidados no pós-operatório da blefaroplastia.
Repouso
Certamente, o repouso é um dos principais cuidados após a blefaroplastia. A dica é realizar um planejamento para que este momento seja tranquilo. O ideal é solicitar alguns dias de afastamento no trabalho, ou ainda aproveitar as férias. Um ponto interessante é que com o advento do home office, alguns pacientes tendem a voltar ao trabalho antes do tempo necessário.
“O repouso é relativo, é preciso tirar o pé do acelerador. O estresse, por exemplo, pode atrasar a cicatrização dos tecidos. Outro problema é que nos primeiros dias, a visão pode ficar um pouco embaçada, devido a pomadas e colírios que são prescritos. Portanto, nos primeiros três dias, a recomendação é relaxar, descansar e realizar apenas atividades leves”, comenta Dra. Tatiana.
O repouso recomendado é de 7 dias. Após este período, já é possível retomar as atividades profissionais ou acadêmicas.
Fisioterapia e cuidados no local da cirurgia
Outros cuidados no pós-operatório da blefaroplastia são a realização de compressas geladas e, se possível, a realização de sessões de fisioterapia dermatofuncional. “Após a cirurgia, a região periocular incha e surgem hematomas (roxinhos). Vale lembrar que são efeitos esperados da manipulação dos tecidos. Por isto, é crucial repousar e realizar compressas geladas várias vezes ao dia”, reforça Dra. Tatiana.
Para além dos cuidados em casa, recomendamos ao paciente que invista na fisioterapia dermatofuncional. “Esta especialidade da fisioterapia atua na recuperação e na melhora funcional dos tecidos. A principal vantagem é que os hematomas e o inchaço somem mais rápido. Outro benefício é que o paciente se sente mais seguro e até mesmo menos ansioso”, explica a médica.
Dica: Nos primeiros dias, o paciente deve dormir com a cabeça um pouco mais elevada, pois esta posição reduz o risco de sangramentos e ajuda na melhora do inchaço.
Proteger as pálpebras do sol
O sol pode ter vários efeitos negativos na recuperação da blefaroplastia. O primeiro é que o calor piora o inchaço. O segundo e, mais importante, é que os raios solares podem causar manchas importantes nas incisões da cirurgia. “Os cuidados são usar protetor solar nas pálpebras inferiores e proteger as superiores com o uso de óculos de sol e chapéu, durante os três primeiros meses”, diz Dra. Tatiana.
Lembrando que a proteção é imprescindível ao longo da vida, já que o sol é o principal fator de envelhecimento precoce, bem como aumenta o risco de desenvolver câncer de pele.
Providenciar óculos de grau, caso seja usuário de lentes de contato
Os pacientes que usam lentes de contato precisam providenciar óculos para substitui-las durante os primeiros 15 dias após a blefaroplastia. As lentes de contato aumentam o risco de contrair infecções, bem como podem causar dor devido à necessidade de manipular as pálpebras para colocá-las.
O que evitar após a blefaroplastia
Agora que já falamos sobre os principais cuidados no pós-operatório da blefaroplastia, iremos dar algumas dicas em relação ao que não fazer depois da cirurgia. Confira abaixo:
Esportes intensos
Os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia envolvem evitar certas atividades e situações. “A recomendação é evitar atividades físicas intensas, como corridas, lutas, musculação, cross fit, beach tennis, tênis, e esportes com bola em geral. Há vários riscos envolvidos nestas práticas, como tomar boladas no olho, piora do inchaço, dos hematomas e lesões nos olhos. Portanto, após o repouso, o ideal é fazer caminhadas leves e voltar aos poucos para os esportes mais intensos”, aponta Dra. Tatiana.
Práticas aquáticas
As atividades aquáticas, como natação, hidroginástica e práticas de lazer na água também ficam suspensas no primeiro mês após a blefaroplastia. O principal risco é contrair uma infecção nas incisões da cirurgia, já que a água pode conter micro-organismos, como bactérias e fungos.
Cozinhar
O planejamento da blefaroplastia também deve considerar ter uma pessoa para ajudar ou ainda deixar os alimentos preparados. Os vapores emitidos durante o cozimento de alimentos podem piorar o inchaço. Para além disto, como já falamos, a visão pode ficar embaçada nos primeiros dias, o que aumenta o risco de acidentes na cozinha.
Dirigir
Como nos primeiros dias a visão pode ficar embaçada, o ideal é esperar a visão voltar ao normal para conduzir veículos. Inclusive, no dia da cirurgia, é necessário ter um acompanhante.
Usar maquiagem
A maquiagem na região dos olhos, como lápis, delineador, rímel e sombra pode causar uma infecção ou ainda deixar a região irritada. Portanto, nos primeiros 15 dias o ideal é evitar estes produtos. Por outro lado, os corretivos para disfarçar os hematomas são bem-vindos já no primeiro dia após a cirurgia.
Lavar os cabelos
O ideal é esperar pelo menos dois dias após a blefaroplastia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos e causar irritação. Outro cuidado é deixar a água em temperatura ambiente, pois o calor excessivo aumenta o risco de sangramento nas primeiras 48 horas após a cirurgia.
Não fumar
O cigarro contém substâncias que levam à vasoconstrição, ou seja, afetam o fluxo sanguíneo. Isto aumenta o risco de hemorragias, por exemplo. Portanto, quem fuma deve procurar parar de fumar antes e depois da cirurgia, até que a cicatrização ocorra.
Adotar cuidados no pós-operatório da blefaroplastia podem garantir uma recuperação mais tranquila!
“Finalmente, é muito comum que os pacientes se sintam ansiosos e preocupados durante a recuperação. Seja por conta do inchaço e dos hematomas, seja pela ansiedade de ver o resultado do procedimento. Por isto, seguir as recomendações do médico e procurar gerenciar o estresse são cuidados fundamentais no pós-operatório da blefaroplastia”, encerra Dra. Tatiana.