Os roxinhos e o inchaço após a blefaroplastia são resultados totalmente esperados. Mesmo assim, muitos pacientes ficam receosos e ansiosos para que estes sinais desapareçam o quanto antes.
Inicialmente, é importante esclarecer que os hematomas e o inchaço são completamente normais após a blefaroplastia. De acordo com Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, o inchaço e os roxinhos fazem parte da primeira fase de cicatrização, chamada de resposta inflamatória.
“A inflamação é uma reação do organismo às incisões e manipulação dos tecidos. Os sinais do processo inflamatório são o inchaço e a vermelhidão. Vale dizer que o inchaço não é imediato. Na verdade, costuma ficar mais evidente após 24 horas e atinge seu pico por volta do segundo dia depois da blefaroplastia”, comenta a especialista.
Compressas frias são essenciais para amenizar o inchaço
A principal recomendação para amenizar o inchaço é realizar compressas frias desde o primeiro dia da blefaroplastia. “O ideal é procurar compressas de gel próprias para a região ocular. A aplicação de compressas frias pode ser feita várias vezes ao dia até que o inchaço despareça.
Outra recomendação é evitar ambientes muito quentes, banhos quentes e vapores oriundos da preparação de alimentos. Isto porque a quentura pode agravar o inchaço. Os banhos de sol também ficam proibidos no pós-operatório”, ressalta Dra. Tatiana.
Outra dica importante é reduzir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio, pois estes elementos contribuem para a retenção de líquido. A maioria dos alimentos industrializados contêm sódio! Portanto, leia os rótulos. Por fim, beba bastante água.
Hematomas podem ser disfarçados com corretivos
Os roxinhos também aparecem nos primeiros dias após a blefaroplastia. Os hematomas são a consequência do rompimento de vasos durante a cirurgia. Inicialmente a pele fica avermelhada e em seguida fica roxa. A fase mais escura do hematoma dura em torno de 7 dias.
Após uma semana, o hematoma vai ficando esverdeado, amarelado e dentro de duas semanas após a blefaroplastia tende a desaparecer. “As compressas frias também ajudam a amenizar o desconforto dos hematomas”, adiciona Dra. Tatiana.
Vale dizer que o uso de corretivos para disfarçar os hematomas é bem-vindo e pode ser aplicado já no primeiro dia da cirurgia.
Fisioterapia pode acelerar o processo de cicatrização
Atualmente, a fisioterapia pós-operatória é uma excelente alternativa para pacientes que desejam uma recuperação mais tranquila. “A fisioterapia ajuda a reduzir o inchaço e as equimoses (os roxinhos) de forma mais acelerada. Entre as técnicas utilizadas estão a drenagem linfática facial, a terapia mecanomoduladora e o taping”, finaliza Dra. Tatiana.