Blefaroplastia melhora qualidade de vida e eleva autoestima, diz estudo
A blefaroplastia melhora a qualidade de vida, a autoestima e traz bem-estar físico e emocional. Esta foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Munique, na Alemanha. Trata-se de um trabalho pioneiro, pois de acordo com os pesquisadores foi possível confirmar os benefícios para a qualidade de vida após a cirurgia plástica nas pálpebras.
Após 6 meses da blefaroplastia, 96% dos pacientes continuaram a sentir os efeitos positivos, sendo que 94% afirmaram que se submeteriam novamente ao procedimento.
Para os pesquisadores, a blefaroplastia aumenta significativamente a maioria dos aspectos da qualidade de vida, além de ter um efeito positivo no bem-estar emocional e físico. Também reduz a incidência de sintomas depressivos e ansiosos.
Blefaroplastia e qualidade de vida
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, a aparência facial é muito importante no dia a dia, já que é nosso cartão de visitas. “O excesso de pele nas pálpebras e as bolsas de gordura embaixo dos olhos são condições que promovem um aspecto de cansaço, envelhecimento e até mesmo de doença. Por isso, é cada vez mais comum a procura por procedimentos de rejuvenescimento facial, como a blefaroplastia”.
“Certamente, notamos no consultório relatos de elevação da autoestima, autoconfiança e sentimentos de bem-estar geral. O que, naturalmente, representa uma melhora na qualidade de vida em geral. Portanto, este estudo corrobora os relatos e resultados que temos no nosso dia a dia”, comenta Dra. Tatiana.
O pós-operatório da blefaroplastia, comparado com o de outras cirurgias plásticas, costuma ser tranquilo. O paciente pode retomar as atividades depois de uma semana. Outra vantagem é que a cirurgia é feita com sedação leve e o paciente vai para casa no mesmo dia.
Apesar destes aspectos vantajosos, é muito importante reforçar que é preciso escolher médicos especialistas em realizar blefaroplastia, como o oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular. Estes profissionais têm conhecimento profundo sobre a dinâmica das pálpebras e sobre a necessidade de proteção do sistema visual durante a cirurgia.
Como funciona
“A blefaroplastia pode ser feita nos dois olhos, no mesmo dia. O objetivo é remover o excesso de pele nas pálpebras superiores e\ou as bolsas de gordura das pálpebras inferiores. A técnica mais utilizada é a transconjuntival, que não deixa cicatrizes visíveis e não agride a pele, uma vez que o corte é feito por dentro da pálpebra”, finaliza Dra. Tatiana.
Como toda cirurgia, a blefaroplastia envolve algum risco. Embora ele seja pequeno, os especialistas não recomendam a operação para pessoas que usam anticoagulantes e que não podem ficar sem a medicação por ordem médica.
De qualquer maneira, antes de fazer a cirurgia, o paciente passa por um rigoroso processo pré-operatório e só é liberado se não houver nenhuma contraindicação.
A Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em doenças das pálpebras. A médica atende em seu consultório no Itaim Bibi, na cidade de São Paulo e realiza o tratamento do terçol com luz pulsada.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423