A sobrancelha caída é caracterizada pela queda do supercílio, região lateral da sobrancelha, também chamada de cauda. A principal causa é o processo natural do envelhecimento. Essa condição afeta a estética facial, mas pode ser tratada de diversas maneiras.
Sobrancelha caída: quais as causas?
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especializada em cirurgia plástica ocular, o envelhecimento vai muito além dos cabelos brancos e das rugas. “Nosso corpo envelhece por dentro e por fora. Quando falamos da face, com o passar dos anos há perda da massa óssea, músculos e gordura”.
“A região temporal, que abriga as sobrancelhas, perde gordura, apresenta retração óssea, além de atrofia e afinamento dos músculos. O resultado é o afundamento da região da testa que acarreta a queda do supercílio, ou seja, da cauda da sobrancelha”, explica.
Sobrancelha caída altera expressão facial
A expressão facial é resultado de todas as partes do rosto, incluindo as sobrancelhas. Portanto, a queda do supercílio pode causar uma mudança importante na aparência. Alguns sinais de que a sobrancelha está caída são expressão de cansaço, tristeza e mau humor.
Um equívoco comum é confundir a dermatocaláze (excesso de pele nas pálpebras) com a queda do supercílio. “Dependendo da intensidade da queda da sobrancelha, a pessoa pode ter a impressão de que há excesso de pele nas pálpebras superiores. Mas na verdade a causa é queda das laterais da sobrancelha”, comenta Dra. Tatiana.
Tratamento pode envolver diversos recursos
Atualmente há diversos tratamentos para a sobrancelha caída. A aplicação da toxina botulínica é uma das técnicas mais usadas para corrigir a queda do supercílio. “A substância é aplicada no músculo orbicular, que fica no canto dos olhos. A intenção é que ao paralisá-lo, o músculo frontal consiga levantar as sobrancelhas”, diz a especialista.
Outra benefício é que a toxina botulínica ameniza as rugas e uniformiza a pele da região da testa, dando aquele efeito “lifting”. Quando há um afundamento muito evidente da região da sobrancelha é indicado o preenchimento com ácido hialurônico.
O resultado costuma ser excelente, desde que o tratamento seja feito por profissionais experientes.
“O ideal é que procedimentos na região ao redor dos olhos e nos olhos devem ser, preferencialmente, realizados por oftalmologistas especializados em cirurgia plástica ocular. Isso porque a região periocular é bastante complexa e qualquer erro na aplicação pode afetar o sistema visual”, finaliza Dra. Tatiana.
Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423