A blefaroplastia e o melhor momento para passar pela cirurgia são os assuntos do nosso post de hoje.
A blefaroplastia é indicada para as pessoas, homens e mulheres, que desejam melhorar a aparência da região ao redor dos olhos.
Normalmente, a procura pela cirurgia plástica nas pálpebras ocorre após os 35 anos quando os primeiros sinais do envelhecimento costumam aparecer.
O melhor momento existe?
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, o melhor momento para fazer a blefaroplastia depende de uma série de características e fatores individuais.
“Quando o paciente é mais novo ou não tem uma sobra de pele tão acentuada, o ideal é aguardar um pouco e investir em outros tratamentos estéticos que podem contribuir para melhorar a aparência da região palpebral”.
“Por outro lado, é importante dizer que não existe uma idade ou um momento certo para se submeter à blefaroplastia, mas sim existe a necessidade de uma indicação correta levando em consideração as características de cada paciente”, reforça Dra. Tatiana.
Blefaroplastia: para quem é indicada?
A blefaroplastia visa remover o excesso de pele das pálpebras e/ou as bolsas de gordura embaixo dos olhos. O principal resultado é o rejuvenescimento facial.
“Dessa maneira, a blefaroplastia pode ser indicada para pessoas que já apresentam flacidez e excesso de pele nas pálpebras, além de bolsas de gordura na região das pálpebras inferiores”, aponta a médica.
Esse excesso de pele nas pálpebras se chama dermatocaláze e está associado ao processo natural do envelhecimento, que se intensifica a partir dos 25 anos de idade. Há pessoas que podem demorar muito tempo para apresentar esse excesso de pele e outras menos.
“Tudo depende de alguns fatores de risco como exposição ao sol sem proteção solar, fatores genéticos, tipo de pele, tabagismo, qualidade do sono e pouca hidratação ao longo da vida”, explica Dra. Tatiana.
A blefaroplastia pode ser indicada para quem, independentemente da idade, já apresenta excesso de pele e/ou as bolsas de gordura embaixo dos olhos. O resultado esperado da cirurgia nas pálpebras é ganhar um aspecto facial rejuvenescido.
Qual médico pode fazer a blefaroplastia?
Atualmente, a medicina contempla cada vez mais as chamadas subespecialidades que são áreas específicas dentro de uma especialidade. Em outras palavras, um médico oftalmologista pode se especializar em diferentes áreas, como a cirurgia plástica ocular. Essa especialidade se chama oculopástica e o médico é chamado de oculoplasta.
O oculoplasta tem conhecimento profundo sobre a dinâmica palpebral e as necessidades de proteção das estruturas oculares. A região periorbital é uma estrutura muito delicada, já que qualquer dano nessa área pode afetar a visão.
Blefaroplastia e o melhor momento
Como você viu, a blefaroplastia pode ser indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência na região ao redor dos olhos. O mais importante é procurar um médico com experiência na cirurgia de pálpebras para uma indicação correta a fim do melhor resultado possível.
Marque sua consulta com a Dra. Tatiana Nahas, que é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.