Maquiagem vencida aumenta risco de alergia ocular.
Estudos apontam que mais da metade das mulheres pode desenvolver quadros alérgicos a produtos vencidos ou de má qualidade
O início do ano é propício para as arrumações e limpeza de armários, gavetas etc. Entretanto, nem todas as pessoas se lembram olhar a validade das maquiagens e cosméticos em geral. Saiba que produtos vencidos, especialmente àqueles que são usados no rosto e nos olhos, podem causar quadros de alergia nos olhos e na região das pálpebras.
Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, a dermatite de contato alérgica é principal causa de alergia na pele das pálpebras. “O esmalte para unhas é o cosmético que mais está envolvido nesses quadros alérgicos. Porém, rímel, sombra e lápis de olho também podem causar reações alérgicas. A validade e a qualidade dos produtos também podem contribuir para aumentar esse risco”.
O problema da maquiagem é que alguns produtos podem conter metais na composição, especialmente àqueles com muito brilho. Essas substâncias podem causar a alergia. Entre os metais podemos citar o cobalto, alumínio, cromo e chumbo. Contudo, há outros compostos potencialmente alérgenos em maquiagens como conservantes e até corantes.
Desapegue da maquiagem vencida
“Existe um fator importante em relação ao descarte da maquiagem. Enquanto é possível sentir que uma comida está vencida, seja pelo gosto ou odor, um lápis de olho vencido ou um rímel não apresentam sinais de validade expirada. Com isso, a mulher pode ter mais dificuldade de descartar a maquiagem, mesmo quando percebe que o produto já venceu”, comenta Dra. Tatiana.
Alergia ocular pode afetar qualquer pessoa
Vale ressaltar que embora pessoas atópicas, ou seja, àquelas que apresentam outros quadros alérgicos como rinite, são mais propensas à desenvolver reações alérgicas a produtos cosméticos, qualquer pessoa pode ter um quadro agudo de dermatite de contato, mesmo em quem nunca teve uma alergia ocular na vida.
Maquiagem infantil e alergia ocular
As crianças, mais especificamente as meninas, também podem desenvolver reações alérgicas a maquiagem. “Mesmo que seja um produto infantil, o uso de maquiagem em crianças não é isento de risco. Pelo contrário, um estudo recente apontou que mesmo os produtos infantis para os olhos, como sombras e lápis de olho possuem metais acima do nível permitido.
Previna a alergia ocular: escolha a maquiagem de forma segura
Todo cuidado é pouco quando se trata de maquiagem, especialmente os produtos voltados para os olhos, como rímel, sombra, lápis e delineador. O ideal é procurar por marcas de empresas idôneas. Hoje no Brasil há produtos de boa procedência, sendo alguns voltados para as crianças e antialérgicos.
“Entretanto, mesmo produtos de marcas famosas podem causar um alergia, pois também depende da sensibilidade do organismo e de outros fatores que não são controláveis”, reforça Dra. Tatiana.
Veja outras dicas para prevenir alergias oculares
- Maquiagem é um item de uso pessoal. Portanto, não se deve compartilhar com outras pessoas. A maquiagem para os olhos entra em contato com a mucosa, por exemplo, e isso aumenta o risco de transmissão de micro-organismos para os olhos.
- A cada 3 meses se certifique que não haja nenhum produto vencido entre as suas maquiagens. Lembre-se que mesmo que esteja em bom estado, é preciso descartar a partir do vencimento.
- Observe o cheiro, apresentação e textura
- Faça uma organização mensal das maquiagens e aproveite para descartar esponjas e pinceis ou faça a limpeza desses itens
- Guarde suas maquiagens longe da umidade, do sol etc.
- Antes de usar a maquiagem, aplique na pele do pulso para testar
- Na hora da compra, confira se o produto tem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se for importado, dos órgãos reguladores do país de origem.
“A alergia nas pálpebras pode evoluir para outras condições. Por isso, a recomendação é procurar um oftalmologista para tratar o quadro alérgico e até mesmo para avaliar os cuidados necessários para evitar novas crises”, conclui Dra. Tatiana.
Marque sua consulta com a Dra. Tatiana Nahas, que é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.