Sobrancelhas caídas podem arruinar o seu visual!
Por isso, vamos falar um pouco de como é possível levantá-las por meio de tratamentos não invasivos, ou seja, sem a necessidade de realizar uma cirurgia plástica.
Primeiramente, é importante você entender o papel das sobrancelhas na harmonia facial, bem como a função biológica delas.
Expressão facial e sobrancelhas caídas
Todas as partes do seu rosto são responsáveis pela sua expressão facial, inclusive suas sobrancelhas.
Assim, a queda das laterais da sobrancelha pode causar uma mudança importante na sua expressão facial. Pessoas com sobrancelha caída podem aparentar cansaço, mau humor e tristeza, por exemplo.
Em relação à função fisiológica da sobrancelha, os pelos da região ajudam a evitar que o suor, produtos de beleza e até mesmo a chuva caiam diretamente nos seus olhos.
Outro aspecto curioso sobre as sobrancelhas é que cada ciclo de vida dos pelos dura em torno de 4 meses, desde o nascimento até a queda.
Quando eu sei que tenho sobrancelhas caídas?
Em geral, as sobrancelhas caídas ocorrem devido ao processo natural do envelhecimento. O que cai, especificamente, é a porção lateral da sobrancelha, chamada de cauda ou supercílio.
O envelhecimento afeta os ossos, as partes moles como músculos, tendões e gordura. Com o passar dos anos, a região temporal, onde ficam as sobrancelhas, perde a gordura e sobre atrofia e afinamento dos músculos, com retração óssea.
Em outras palavras, há um afundamento da região das sobrancelhas, que acabam não resistindo ao processo e “caem” nas laterais.
A queda pode dar a impressão de que o problema é o excesso de pele nas pálpebras superiores. Contudo, em muitos casos basta corrigir as sobrancelhas caídas para melhorar a aparência das pálpebras.
Como tratar as sobrancelhas caídas?
A queda da sobrancelha pode ser corrigida de várias maneiras, inclusive sem precisar de cirurgia plástica.
-
Toxina botulínica para sobrancelhas caídas
Sem dúvida, o tratamento com essa substância é uma das técnicas mais usadas para tratar sobrancelhas caídas.
Em geral, o médico aplica a toxina por meio de uma agulha pequena, com uso de anestésico tópico, em pontos específicos. Os alvos da aplicação são o músculo orbicular, aquele que fica nos cantos dos olhos.
O objetivo é paralisá-lo para que o músculo frontal, que fica na testa, consiga suspender as sobrancelhas.
Outra vantagem é que a aplicação consegue amenizar as rugas e deixa a pele mais uniforme na região da testa, dando aquele efeito “lifting”.
- Ácido Hialurônico
Nos casos em que há um afundamento muito importante da região da sobrancelha, o ideal é aplicar também o ácido hialurônico.
Vantagens do tratamento
A principal vantagem da toxina botulínica e do ácido hialurônico é que o resultado é temporário. Dessa maneira, caso você não goste do resultado basta esperar alguns meses para que os produtos sejam absorvidos pelo corpo.
A toxina botulínica costuma durar de 4 a 6 meses. Já o ácido hialurônico costuma durar de 12 a 18 meses.
Em geral, são tratamentos seguros, desde que feitos por médicos treinados e capacitados para fazer as aplicações.
Vale dizer que qualquer procedimento da região ao redor dos olhos e nos olhos deve ser, preferencialmente, feito por oftalmologistas especializados em cirurgia plástica ocular.
Isso porque a região periocular é bastante complexa e qualquer erro na aplicação pode afetar o sistema visual.
Vale lembrar que a Dra. Tatiana Nahas é oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.
O consultório fica na região do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.
Para mais informações, ligue para (11) 3071-3423