A blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. Trata-se de uma cirurgia para rejuvenescimento da área ao redor dos olhos, chamada de periorbital.
Em outras palavras, é uma cirurgia plástica para remover o excesso de pele das pálpebras, bem como as bolsas de gordura das pálpebras inferiores.
Contudo, antes de se submeter a uma blefaroplastia, é importante você obter informações para que tudo corra bem e você fique feliz com o resultado.
Por isso, acompanhe agora 6 coisas que você precisa saber antes de decidir fazer uma blefaroplastia
Como escolher o médico para fazer sua blefaroplastia
Naturalmente, quando se fala em uma cirurgia plástica, a lógica é procurar um cirurgião plástico para realizar o procedimento. Isso é válido para a blefaroplastia.
Contudo, a região periorbital é uma estrutura delicada, que requer profundos conhecimentos de todo o sistema visual e sua anatomia.
A partir disso, você pode optar por fazer a blefaroplastia com um oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular. Esse médico também é chamado de oculoplasta.
Toda cirurgia tem seus riscos. Contudo, imagine o resultado de uma blefaroplastia que não tenha dado certo. Além de problemas com a aparência, é possível ocorrer condições como o não fechamento completo das pálpebras.
Quando é indicado realizar a blefaroplastia
A indicação para realizar uma blefaroplastia é quando há excesso de pele nas pálpebras ou bolsas de gordura na parte inferior das pálpebras.
Não existe uma idade certa para fazer a cirurgia, mas há fatores que o médico levará em consideração no momento da avaliação.
Quando a cirurgia é contraindicada, é possível optar por outros tratamentos que visam ao rejuvenescimento facial, como aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial.
Não existe blefaroplastia sem cortes
Outra informação importante para quem pensa em fazer uma cirurgia plástica nas pálpebras é tomar conhecimento de que não existe uma blefaroplastia sem cortes ou a laser.
A chamada “blefaroplastia sem cortes” é, na verdade, um procedimento realizado nas pálpebras com um aparelho chamado JETT Plasma.
É uma tecnologia relativamente recente, que por meio de seu efeito térmico, promove uma espécie de lifting nas pálpebras.
Portanto, lembre-se de que a blefaroplastia é uma cirurgia plástica que envolve incisões (corte) para remover o excesso de pele. Qualquer outro procedimento que não tenha essa característica, não é uma blefaroplastia.
Melhor época do ano para fazer uma blefaroplastia
Em geral, a blefaroplastia é uma cirurgia plástica cujo pós-operatório costuma ser tranquilo e mais rápido quando comparado a outras cirurgias plástica, com uma rinoplastia, por exemplo.
Entretanto, há algumas restrições após a cirurgia que podem impedir certas atividades. Portanto, você deve levar em consideração esse fator no momento de escolher quando fará a cirurgia.
Uma das restrições é que você não poderá tomar sol durante os 3 primeiros meses após o procedimento. Assim, operar no verão pode ser ruim caso você viaje ou programe atividades como ir à praia, piscina, clube etc.
Outra contraindicação é praticar atividades aquáticas nos primeiros 30 dias do pós-operatório. Então, como você viu, o outono e o inverno podem ser as estações mais propícias para uma recuperação mais tranquila e isenta de impedimentos para que você aproveite a estação do verão.
Convênios não cobrem a blefaroplastia
Na maioria dos casos, a blefaroplastia é uma cirurgia estética. Portanto, é bom ressaltar que nenhum seguro ou plano de saúde cobre o procedimento.
Os convênios só dão cobertura para cirurgias plásticas corretivas, em caso de acidentes ou traumas, por exemplo.
Dessa maneira, o ideal é você ter uma programação financeira para realizar a blefaroplastia.
Os custos que você terá envolvem os honorários do médico que irá operar, custos com a equipe cirúrgica, custos do hospital e medicamentos.
Hematomas e inchaço
Embora o pós-operatório da blefaroplastia seja tranquilo, como já falamos acima, você deve estar ciente que nos primeiros dias, haverá hematomas e inchaço na região ao redor dos olhos. A boa notícia é esses sintomas melhoram e desaparecem por volta do 15º após a cirurgia.
Como você viu, é muito importante tomar conhecimento e se informar sobre a blefaroplastia antes de decidir se submeter a essa cirurgia.
Qualquer cirurgia tem riscos, por mínima que seja. Por se tratar de um procedimento na face, seu cartão de visitas, evite arriscar na escolha do profissional.
Por último, procure referências do médico e, se possível, converse com pacientes que já tenham feito a blefaroplastia.