Primeiramente, é importante dizer que o pós-operatório da blefaroplastia costuma ser muito tranquilo.
Contudo, podem surgir muitas dúvidas antes de tomar a decisão de se submeter à blefaroplastia por medo do pós-operatório.
Por isso, que tal entender melhor como funciona o pós-operatório da blefaroplastia? Antes de tudo, é bom lembrar que a blefaroplastia é a cirurgia plástica realizada nas pálpebras. O principal objetivo é o rejuvenescimento facial.
1- Qual vai ser a aparência da face após a cirurgia?
A cirurgia, por mínima que seja, irá causar algumas manifestações que são esperadas. No caso da blefaroplastia, é muito comum que a região das pálpebras fique inchada e com hematomas.
Nos dois primeiros dias após o procedimento, o paciente deve dormir com um travesseiro mais alto para manter a cabeça elevada. As compressas de água gelada são recomendadas para reduzir o inchaço e o risco de sangramento.
Porém, é importante dizer que esses sintomas melhoram entre o quarto e o quinto dia do pós-operatório.
2- O paciente sente dor no pós-operatório da blefaroplastia?
Antes de tudo, é preciso dizer que a capacidade de suportar a dor é muito individual. Ou seja, cada pessoa sente a dor de uma maneira. Contudo, depois da blefaroplastia, não é comum o paciente se queixar de dor.
Em geral, pode haver um desconforto leve. Para aliviar, o oftalmologista que realizou a cirurgia irá receitar remédios para amenizar essas manifestações.
3- A cirurgia interfere na visão?
A cirurgia é realizada nas pálpebras. Portanto, não interfere na capacidade visual. Todavia, nos primeiros dias após a blefaroplastia, é comum ocorrer inchaço na região das pálpebras. O médico irá receitar colírios e pomadas que podem deixar a visão embaçada nos primeiros dias do pós-operatório.
4- Quanto tempo é preciso ficar de repouso?
A recomendação é fazer repouso nos primeiros 2 dias depois da blefaroplastia. O ideal é que na primeira semana do pós-cirúrgico, o paciente faça repouso relativo. Isso quer dizer que é preciso relaxar e desacelerar para que tudo ocorra dentro do esperado.
5- Quando é possível retomar as atividades da vida diária?
É aconselhado voltar a realizar as atividades diárias aos poucos. A pessoa pode voltar a trabalhar ou a estudar na primeira semana do pós-cirúrgico da blefaroplastia. Entretanto, para cozinhar, por exemplo, é preciso esperar um pouco mais.
Como nos primeiros dias a visão pode ficar embaçada, pode ocorrer dificuldade em manusear os utensílios necessários para preparar alimentos como facas, outros objetos afiados ou com pontas, além do fogo. Os vapores e a quentura também podem interferir na recuperação.
6- Há restrição para lavar os cabelos?
O ideal é esperar pelo menos dois dias depois da cirurgia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o xampu pode cair nos olhos e causar irritação. Outro cuidado é deixar a água em temperatura ambiente, pois o calor excessivo aumenta o risco de sangramento nas primeiras 48 horas após a cirurgia.
7- Quando é possível retomar a prática de exercícios físicos e esportes?
As atividades físicas mais intensas não são permitidas nos 30 dias do pós-cirúrgico da blefaroplastia. Em outras palavras, o paciente não deve praticar corrida, lutas, boxe, treinos de força ou atividades aquáticas nesse período. A retomada dos esportes deve ser autorizada pelo oftalmologista.
8- Quando o paciente pode voltar a dirigir?
Frequentemente, os pacientes voltam a dirigir em cerca de 3 a 4 dias após a cirurgia. Isso porque a visão pode ficar mais embaçada devido aos colírios e pomadas que são usados no pós-operatório da blefaroplastia.
9- Pode usar maquiagem no pós-operatório da blefaroplastia?
O paciente pode voltar a usar maquiagem na região dos olhos após 15 dias da cirurgia. A razão é que os produtos podem causar irritação na área das pálpebras. Com isso, o risco de infecção aumenta. Já o corretivo pode ser usado desde o primeiro dia para camuflar os hematomas.
10- Quem usa lentes de contato precisa tomar algum cuidado especial?
Sim! Como para colocar as lentes de contato é preciso manipular as pálpebras, não é recomendado que o paciente as use no pós-operatório da blefaroplastia. Outro fator de risco associado às lentes é ocorrer uma infecção.
Nesses casos, o paciente precisa ter óculos de grau para usar nos 15 primeiros dias do pós-cirúrgico.
11- A pessoa pode tomar sol durante o pós-operatório da blefaroplastia?
De jeito nenhum! Como em qualquer outra cirurgia plástica, tomar sol é proibido no pós-operatório da blefaroplastia. Outro cuidado imprescindível é usar protetor solar nas pálpebras inferiores por cerca de 3 meses após a cirurgia. Para proteger as pálpebras superiores, é preciso usar óculos de sol com lentes que tenham proteção contra os raios UVA/UVB.
12- Existe alguma recomendação especial para quem fuma?
Sim! Quem fuma costuma ter um processo de cicatrização mais lento. Isso ocorre porque o cigarro interfere na circulação do sangue. O fumante precisa parar de fumar antes e depois da cirurgia. E, claro, estar ciente de que a substância pode retardar a recuperação.