O que é Blefaroplastia?
A blefaroplastia é a cirurgia plástica que trata o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez nas pálpebras.
Quem pode fazer a blefaroplastia?
Todas as pessoas que desejam melhorar a aparência facial podem fazer a blefaroplastia.
Mas, quem decide se há necessidade de realizar o procedimento é o médico, que pode recomendar outros tratamentos, como preenchimento ou aplicação de toxina botulínica.
A blefaroplastia deixa cicatrizes?
As cicatrizes da blefaroplastia são imperceptíveis. Isso porque nas pálpebras superiores ficam escondidas no sulco palpebral. Nas pálpebras inferiores, não há cicatriz, pois as bolsas de gordura são retiradas sem precisar de cortes.
Qual anestesia é usada na blefaroplastia?
A anestesia mais usada é a local. Caso haja necessidade, pode ser feita uma sedação leve. Raramente há necessidade de anestesia geral.
A blefaroplastia dói?
A pessoa fica internada para fazer a blefaroplastia?
Em geral, a internação é de 12 horas, ou seja, o procedimento é realizado e a pessoa pode ir para casa no mesmo dia. Caso seja usada anestesia geral, a internação pode durar mais tempo, de acordo com a orientação do médico.
Os olhos ficam inchados ou roxos depois da blefaroplastia?
Cada pessoa responde de uma maneira a um procedimento cirúrgico. O inchaço (edema) é comum nos três primeiros dias após a blefaroplastia.
Também é comum o extravasamento de sangue (equimose). Porém, ambas são consequências esperadas, com boa evolução dos sintomas nas duas semanas seguintes à cirurgia.
Em quanto tempo é possível ver os resultados da blefaroplastia?
O resultado depende da melhora do inchaço e da rouxidão. Portanto esse prazo pode variar de paciente para paciente. Mas, em média, depois de oito dias já é possível avaliar a aparência e após de seis meses, o resultado definitivo.
Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da blefaroplastia?
É recomendado um repouso de sete dias. Após esse período, é possível voltar às atividades rotineiras, como trabalho, estudos, com algumas recomendações importantes. Uma delas é que é preciso usar protetor solar na região dos olhos e evitar banho de sol até 90 dias após a cirurgia.
Quais os cuidados pós-operatórios da blefaroplastia?
O médico irá recomendar alguns cuidados de acordo com o perfil do paciente. Mas, em geral, é indicado fazer compressas de gelo, repousar, evitar expor-se ao sol, usar maquiagem, lentes de contato e ler durante alguns dias após a cirurgia.
Qual o médico que faz a blefaroplastia?
O médico indicado para a blefaroplastia é o Oftalmologista especializado em Cirurgia Plástica Ocular. Isso porque esse profissional tem profundo conhecimento da dinâmica palpebral e das necessidades de proteção do olho.
Onde pode ser feita a blefaroplastia?
A blefaroplastia pode ser feita em São Paulo e outros Estados. Mas, antes de tudo, é preciso passar pela avaliação com o médico especialista em blefaroplastia.
Agende aqui a sua consulta com a Dra. Tatiana Nahas.