A cirurgia plástica feita nas pálpebras, chamada de blefaroplastia, é hoje um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil e no mundo.
Os objetivos são melhorar a aparência da região periorbital, por meio da eliminação do excesso de pele, assim como das bolsas de gordura, sem cortes ou cicatrizes.
Agora que você já sabe o que é a Blefaroplastia, que tal descobrir como é o pós-operatório dessa cirurgia?
- Dor: O limiar da dor é individual. Mas, no geral, a blefaroplastia costuma causar apenas um leve desconforto, gerenciável com o uso de analgésicos.
- Visão: Nos primeiros dias após a cirurgia a visão pode ficar embaçada, devido ao inchaço do local operado, o uso de colírios e pomadas pós-operatórias.
- Aparência: O inchaço (edema) é comum nos três primeiros dias após a blefaroplastia. Também é comum o extravasamento de sangue (equimose). Porém, ambas são consequências esperadas, que costumam melhorar nas duas semanas seguintes à cirurgia. Lembre-se que cada pessoa responde de maneira diferente à cirurgia.
- Retorno às atividades: É preciso ficar de repouso por cerca de dois dias depois da cirurgia. Na primeira semana é recomendado que o paciente “desacelere” um pouco, fazendo repouso relativo.
- Atividades do dia a dia: As atividades como trabalhar, estudar e sair para caminhadas leves, por exemplo, podem ser retomadas sete dias depois da cirurgia. Para condução de automóveis, o ideal é esperar três dias, até que a visão se torne nítida novamente
- Cozinhar: Evite cozinhar nos quatro primeiros dias após a cirurgia. Além da visão embaçada, os vapores e quentura prejudicam a recuperação.
- Esportes: Natação e outras atividades aquáticas precisam de uma pausa de 30 dias ou ainda com alta médica. Esportes como corrida, lutas, musculação, ou outros que envolvem contato devem ser evitados. A retomada precisa ser liberada pelo médico.
- Cabelos: Os cabelos só podem ser lavados depois de, no mínimo, dois dias da cirurgia para evitar irritação nos olhos
- Sol: Enquanto houver hematoma aparente, o paciente não deve tomar sol. Além de evitar os raios solares, é preciso usar protetor solar na região dos olhos por cerca de 90 dias após a cirurgia, assim como óculos de sol. Lembrando que o calor atrasa a melhora do inchaço.
- Lentes de contato: Quando o paciente é usuário de lentes de contato, deve providenciar óculos para substitui-las, por pelo menos 15 dias após a blefaroplastia ou de acordo com a recomendação médica.
- Maquiagem: As mulheres devem esperar pelo menos 15 dias para usar maquiagem na região dos olhos. Os produtos podem irritar a área e aumentar o risco de infecção. Mas, os corretivos são bem-vindos a partir do primeiro dia da recuperação para disfarçar os hematomas.
- Cuidados essenciais: Além das pomadas e colírios que serão receitados pelo médico, também é recomendado fazer compressas de gelo para melhorar o inchaço.
Agora que você já entendeu melhor como é o pós-operatório da blefaroplastia, tem outra informação importante que você precisa saber antes de passar pelo procedimento.
O resultado não é imediato. Isso porque a aparência final depende de alguns fatores, como a melhora do inchaço e da equimose. Portanto, esse prazo pode variar de paciente para paciente.
Mas, em média, depois de oito dias já é possível avaliar a aparência e após seis meses, o resultado definitivo.
Agora, preste atenção na informação mais importante de todas: apenas o oftalmologista especializado em cirurgia periocular está apto a realizar a blefaroplastia. Esse profissional tem profundo conhecimento da dinâmica palpebral e das necessidades de proteção do olho.
Gostaria de saber, se pelo fato de prender no osso da face, algum fio para sustentação da pálpebra caída, se este procedimento trará algum desconforto e ou incomodo continuado, após o tempo de recuperação ???
Olá Meiga, boa tarde!
Não é permitido passar informações médicas pela internet, segundo o Conselho Federal de Medicina. Somente um médico, durante uma consulta, pode lhe responder sobre sua questão.
Obrigada
Equipe Dra. Tatiana Nahas