Você sabia que a pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo humano? Por isso, é preciso tomar uma série de cuidados para proteger a região, especialmente dos raios solares. No verão, essa precaução é ainda mais importante.
O sol, mais especificamente seus raios UVA e UVB, é o principal fator de risco para o câncer de pele e para o seu envelhecimento. E claro que as pálpebras podem sofrer as duas condições, caso não estejam bem protegidas.
Mas, atenção! Nem pense em usar o mesmo protetor aplicado no corpo! O ideal é procurar produtos específicos para a proteção das pálpebras ou ainda para a região facial.
Outra regra indispensável é aplicar o produto apenas nas pálpebras inferiores e nas laterais dos olhos. As pálpebras superiores estão dispensadas do produto.
Tomar sol no rosto pode piorar as olheiras?
Sim! E muito! Quem tem olheiras escurecidas, especialmente aquelas com tons de marrom ou de roxo, deve ter muito cuidado ao tomar banho de sol. A dica é sempre usar o protetor solar e usar óculos de sol, com lentes de proteção contra os raios solares.
Existe câncer de pele nas pálpebras?
Sim! Por isso, proteger as pálpebras do sol não é somente uma questão estética. O sol pode levar ao desenvolvimento de tumores palpebrais. A maioria se desenvolve nas pálpebras inferiores.
O principal grupo de risco são os homens, entre 50 e 80 anos de idade. Já o principal fator de risco é a exposição aos raios solares sem proteção.
Fique atento ao aparecimento repentino de manchas, bolinhas, verrugas ou de outras lesões nas pálpebras.
Dicas proteger cuidar bem das suas pálpebras
- Seja no verão ou em qualquer estação do ano, é preciso ter óculos com lentes UVA/UVB.
- Peça ao seu oftalmologista a prescrição de um protetor solar próprio para as pálpebras
- Na praia ou na piscina, sempre use óculos de sol, bonés ou chapéus para diminuir a incidência dos raios solares na região palpebral e nos olhos
- Fique atento ao aparecimento repentino de pintas, manchas ou verrugas nas pálpebras. Nestes casos, procure seu oftalmologista